Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) HBO estreia seu primeiro documentário nacional

HBO estreia seu primeiro documentário nacional

A HBO estreia no próximo dia 21 seu primeiro documentário exclusivo produzido no Brasil. “Dorina – Olhar para o Mundo” será exibido no canal Max, e ficará disponível gratuitamente por vinte dias na aba Experimente da plataforma HBO Go e no HBO On Demand, na plataforma Now (Net), na pasta Programas de TV > HBO. O longa deve seguir ainda este ano para os canais da HBO nos demais países da América Latina.

Com direção de Lina Chamie, o filme conta a história de Dorina Nowill, criadora da Fundação para o Livro do Cego no Brasil, atual Fundação Dorina Nowill.

Lina Chamie

A programadora tem uma tradição de documentários com temática mais social nos EUA e na Europa, e agora quer trazer esta linha para a América Latina. Já produziu na região o colombiano “Guerras Alheias”, sobre a pulverização de plantações de drogas com agentes cancerígenos, e “Antes que nos Esqueçam”, no México, sobre o combate ao tráfico de drogas. Prepara ainda “Holocausto Brasileiro”, baseado no livro homônimo sobre o hospital psiquiátrico de Barbacena.

Martha Nowill, neta de Dorina e também produtora e roteirista do filme, conta que tinha o projeto há sete anos e pensava inicialmente em fazer uma ficção. Soube que a HBO procurava este tipo de projeto e acaram transformando em um documentário. “A personagem era muito forte, ela tinha que estar presente no filme”, conta Martha.

Martha Nowill

O projeto levou cerca de um ano e meio para ser realizado. Entre os entrevistados estão a família Nowill, integrantes da fundação, pessoas que tiveram a oportunidade de trabalhar e estudar com ela e o cartunista Mauricio de Sousa, que criou a personagem Dorinha, também deficiente visual, em homenagem a Dorina.

Martha atua no longa fazendo entrevistas e lendo trechos da autobiografia de Dorina. Ela assina o roteiro, junto com Lina Chamie. O documentário foi realizado com recursos da Condecine através do Artigo 39, e é produzido por Roberto Rios, Maria Angela de Jesus, Paula Belchior e Patricia Carvalho, da HBO Latin America Originals, Martha Nowill, através de sua produtora Mil Folhas, Lina Chamie, pela Girafa Filmes, e Sara Silveira da Dezenove Som e Imagem.

O filme, pensado também para ser assistido por deficientes visuais, será exibido tanto no canal quanto nas plataformas on-demand com a opção de áudio-descrição. O recurso poderá ser acessado ainda através do aplicativo Moviereading.

Dorina Nowill

Formada como professora no Colégio Caetano de Campos, onde foi a primeira aluna com deficiência visual, junto a um grupo de alunas criou o “Curso de Especialização para Educação de Cegos”.

Em 1946 criou a fundação e foi a responsável por trazer a primeira imprensa braile ao país, para que os deficientes visuais tivessem mais acesso à leitura e à educação. Neste mesmo ano, conseguiu uma bolsa de estudos nos Estados Unidos para se especializar em educação de cegos. Nesta viagem conheceu o marido, Alexander Nowill, com quem teve cinco filhos.

Dorina Nowill fala à ONU
Dorina Nowill fala à ONU

De volta ao Brasil, Dorina viajou o país pela Campanha Nacional de Educação e Reabilitação dos Deficientes Visuais, acompanhando a instalação de instituições especializadas. Também comandou as ações de desenvolvimento de métodos de reabilitação e novas tecnologias. Lutou pelos avanços científicos acerca da visão sub-normal e presidiu comitês internacionais e conselhos em prol da melhoria de vida do deficiente visual.

Em sua gestão junto ao Ministério da Educação, conseguiu que fossem criados serviços de educação para cegos em todo o Brasil e lutou para a aprovação de resoluções para abrir as portas do mercado de trabalho para os deficientes visuais, além de várias iniciativas na área de prevenção e saúde.

Também foi presidente do Conselho Mundial dos Cegos e discursou na Assembleia Geral da ONU em 1981. Ela morreu em 2010, aos 91 anos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile