Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Para Baigorri, Anatel deveria regular ecossistema digital

Para Baigorri, Anatel deveria regular ecossistema digital

Carlos Baigorri no evento organizado pelo Legal Grounds Institute

Em debate organizado pelo Legal Grounds Institute, que aconteceu nesta sexta-feira, 14, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, defendeu a Anatel como o órgão capaz de regular o ecossistema digital. “Hoje já regulamos algumas plataformas. Um exemplo disso é a fiscalização das plataformas que vendem produtos de telecomunicações em desconformidade com as homologações da Anatel. Instauramos processos sancionadores, e já fazemos um ‘enforcement’ em determinadas plataformas digitais”, declarou.

“Eu vi que a Coalizão Direitos na Rede (CDR) sugere a criação de um novo órgão para olhar para isso. Eu não sou contra, mas precisamos colocar na balança o tempo que é preciso para colocar um órgão com essas funções de pé. Basta vermos a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que somente agora, depois de três anos, é que conseguiu criar regras de seus processos sancionadores”.

Ele disse também que a agência reguladora, até a publicação da portaria do Ministério da Justiça nesta semana, foi o único órgão que atuou para combater fake news. “Atuamos durante o processo eleitoral, respeitando decisões judiciais”, afirmou. No quesito participação social, Carlos Baigorri explicou que a agência possui um espaço ativo de participação social, que é o Conselho Consultivo, o que tornaria o órgão uma referência”Nós temos 25 anos de atuação, com 122 mil processos sancionadores. Reconhecemos que precisamos de alterações, capacitação dos nossos servidores. E mesmo olhando em espaços de participação social, a Anatel é referência. Temos um Conselho Consultivo com representação bem diversa. É um fórum de representação institucional dentro da agência. Desconheço outra agência com um espaço como esse. Quando olhamos tudo isso: participação social, capacidade operacional e expertise tecnológica, acho que não tem para ninguém”, defendeu o presidente da Anatel.

Confira aqui a íntegra do debate.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile