Como parte do plano de reestruturação da Microsoft anunciado em julho, quando a companhia decidiu demitir 18 mil funcionários e fechar fábrica na Hungria, foi determinado que a planta da antiga Nokia em Manaus iria produzir, além de smartphones Lumia para o mercado local, outros equipamentos não especificados e operações de manutenção. Na quinta-feira, 14, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) acabou revelando um dos produtos: videogame.
Durante reunião ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), foi aprovado o projeto da Microsoft (com o nome Nokia do Brasil Tecnologia). Assim, a empresa iniciará a produção do console Xbox (não foi determinado se seria o modelo 360 e/ou a nova geração, o Xbox One). O investimento total será de US$ 52,1 milhões e a nova linha de produção deverá gerar 364 empregos, ainda de acordo com a Suframa.
Atualmente, os dois modelos atuais do console são produzidos pela OEM Flextronics, também no polo industrial de Manaus. Ainda não há informações se esse contrato continuará válido, ou se a produção dos videogames na antiga fábrica da Nokia será destinada somente ao mercado doméstico ou também para exportação. Procurada por este noticiário, a assessoria da Microsoft afirmou que a empresa não tem "mais detalhes para compartilhar sobre esse tema".