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Elo Company unifica estratégia de lançamentos em um único setor

A Elo Company, distribuidora e produtora brasileira de conteúdo audiovisual há 15 anos, unificou a estratégia de lançamentos em um único setor. O objetivo é oferecer uma solução personalizada para os novos modelos que o mercado audiovisual propõe, principalmente com a mudança de consumo e crescimento do streaming causado pelo isolamento social. O departamento é responsável pelas estratégias de comunicação e programação para os diferentes perfis de filmes, nas diferentes janelas de lançamento.

Com os cinemas fechados na maior parte de 2020 e a alta demanda de conteúdos consumidos em casa, grandes estúdios decidiram lançar produções que iriam para as telas do cinema diretamente nas plataformas de streaming. Com essa possível inversão na ordem de janelas – normalmente, os títulos chegam ao streaming depois que saem de cartaz -, e as mudanças na exclusividade e outras regras de mercado, aumentou ainda mais a importância de pensar em uma estratégia personalizada de lançamento de cada produto.

Considerando outras janelas e não só o modelo tradicional de estreia em cinema, essa frente totalmente focada em lançamentos permite uma análise de cada produção para avaliar as diferentes opções e estratégias; como a estreia simultânea em cinema em VOD, além do formato evento com VOD ou até mesmo diretamente no digital. Tudo depende do perfil de cada filme.

“A pandemia trouxe um momento difícil, mas é justamente com a crise que surgem as oportunidades, e isso possibilitou um novo olhar para os formatos dentro do mercado audiovisual. A ELO passou por uma revolução positiva e esse novo departamento vem de encontro com essa transformação. Nas primeiras semanas da pandemia, coloquei meu chapéu de consultora (trabalhei em Consultoria no início da carreira) e desenvolvemos três frentes de trabalho: melhoria operacional, receita de curto prazo e inovação. Muitas novidades ainda serão anunciadas nos próximos meses. Saímos da crise como uma empresa mais forte e eficiente”, afirma em nota Sabrina Nudeliman, CEO da ELO Company.

O departamento de lançamentos é encabeçado por Marina Tarabay, Gerente de Comunicação da ELO Company, que passou a fazer parte do time no início do ano. “Comecei minha trajetória na Elo poucas semanas antes da quarentena começar. Enquanto eu conhecia meus colegas e descobria a nova empresa, também sentia diariamente todas as mudanças no nosso mercado e na nossa vida. Tudo isso nos levou a um cenário complexo, mas que permitiu inovar, pensar novas ideias e soluções para lidar não só com aquele período, mas também com todas as possibilidades que encontraremos pela frente.”, conta Tarabay.

Apesar do conceito de flexibilização e personalização de lançamentos, a decisão de pular a janela de cinema não deve se aplicar para todos os filmes e, por isso, focar na estratégia de lançamento se torna essencial.

“É importante lembrar que várias das grandes produções dos estúdios foram prorrogadas para aguardar o retorno dos cinemas. Vale ainda ressaltar que as receitas da exibição em cinemas ainda respondem por aproximadamente metade do resultado dos grandes estúdios de forma direta. Considerar outras janelas não significa eliminar o modelo tradicional de lançamento, e sim permitir traçar uma estratégia mais eficiente e personalizada”, finaliza Nudeliman.

Um exemplo de estreia que se manteve dentro do modelo tradicional foi o longa-metragem “Boca De Ouro” (foto), dirigido por Daniel Filho e distribuído pela ELO Company. O filme estreou em 12 de novembro e foi lançado com uma janela de 45 dias entre cinema e plataformas digitais.

Em 2020, a ELO Company também investiu na Eyelet, primeira plataforma de licenciamento de streaming global que trabalha com o conceito de codistribuição em seu modelo de negócios. Essa estratégia surgiu com o objetivo de aumentar o alcance e possibilitar ainda mais opções para o público assistir aos lançamentos. A plataforma oferece um modelo de negócio inovador, no qual qualquer publisher interessado em divulgar o filme pode se cadastrar para receber as receitas dos licenciamentos gerados a partir do link dele. Além disso, um grande atrativo é que o usuário pode assistir ao filme na página do publisher, sem redirecionamento.

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