Entidades recomendam não ceder equipamentos ou serviços para "filmes de festivais"

Entidades do setor audiovisual renovaram a recomendação feita em 2014 a seus associados para que não cedam tempo, equipamentos, estúdios e serviços de forma gratuita na produção dos chamados "filmes de Cannes" ou para outros festivais publicitários.

Em comunicado, as associações citam entre os motivos para a recomendação a repentina alta do dólar associada ao momento recessivo do país, que elevaram os custos gerais de produção.

No texto, as entidades informam que a cadeia produtiva continuará colaborando com a produção de filmes beneficentes ou filantrópicos, desde que tenham sido devidamente encomendados por ONGs ou entidades sem fins lucrativos e que estejam destinados à veiculação gratuita pelas emissoras.

Veja a carta na íntegra:

Ao Mercado Publicitário Brasileiro: Agências e Anunciantes.

Sobre a produção de filmes publicitários para o Festival de Cannes

Nesta data as associações abaixo assinadas renovam a recomendação feita em 2014 a seus associados para que não aceitem a utilização de seu tempo nem de seus equipamentos, estúdios e serviços, de forma gratuita, na produção dos chamados "filmes de Cannes" ou para outros festivais publicitários.

Dentre as razões podemos citar a repentina alta do dólar associada ao momento recessivo do país, que elevaram os custos gerais de produção, criando um ambiente de negócios onde não há mais como solicitar que pessoas, espaços e equipamentos sejam colocados para trabalhar sem remuneração.

No entanto cabe ressaltar que a cadeia produtiva colabora e continuará colaborando com a produção de filmes beneficentes ou filantrópicos, desde que tenham sido devidamente encomendados por ONG´s ou entidades sem fins lucrativos e que estejam destinados a veiculação gratuita pelas emissoras em campanhas de cunho social.

Contamos com a compreensão das Agências e Anunciantes, certos de que a medida aqui anunciada continuará contribuindo para o fortalecimento ético e profissional do nosso mercado.

São Paulo, 10 de Março de 2015

  • ABELE – Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Equipamentos e Serviços Audiovisuais
  • ACASP – Assistentes de Câmera Associados do Estado de São Paulo
  • APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais
  • ASTIM – Associação dos Técnicos em Iluminação e Maquinaria
  • SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo
  • SINDCINE – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual
  • SATED – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de São Paulo
  • UDFSP – União dos Diretores de Fotografia de São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui