Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Em 2022, Spcine terá nova plataforma de streaming e ampliará investimento em...

Em 2022, Spcine terá nova plataforma de streaming e ampliará investimento em eventos do setor

Lyara Oliveira, diretora de inovação e políticas do audiovisual da Spcine, ministrou uma palestra nesta quarta-feira, dia 17 de novembro, na Expocine, na qual falou sobre as ações que a empresa planeja para a retomada do audiovisual no município de São Paulo. 

A primeira novidade diz respeito a articulações para uma nova plataforma de streaming – a empresa já é responsável pela a Spcine Play, que foi a primeira plataforma de streaming pública lançada no Brasil. “Em 2022, como parte dos nossos processos de ações para a retomada do audiovisual, está a entrega de uma nova plataforma de streaming, que também vai ao encontro da nossa proposta de fomento ao setor audiovisual paulistano por meio de editais que vão propor conteúdos para a nossa plataforma”, explicou Oliveira. 

Outra iniciativa que está inserida no pacote de ações para a retomada é o lançamento de um novo edital para agentes cineclubistas. “Faremos um novo chamamento para jovens. Os selecionados vão receber uma formação sobre curadoria, linguagem e história do audiovisual, entre outros temas. E aí, eles repassam isso para o público, realizando ações do cineclube em seus territórios. É uma formação de um ano e que tem um impacto social enorme para a cidade”, pontuou a diretora. 

A atuação da Spcine em eventos e festivais representa um braço relevante da empresa, para além da sua área de difusão. Só em 2021, foram 30 eventos patrocinados. Nesse sentido, a novidade é que entre o fim deste ano e o começo do próximo será lançada uma portaria para uma submissão de projetos que queiram buscar o patrocínio da Spcine. Oliveira adiantou: “Entendemos que 2022 será um ano de voltar a ocupar os espaços físicos e promover encontros entre os agentes do mercado. Acreditamos que a circulação será grande e intensa e estamos prevendo um investimento maior. Estamos no processo de discussão e aprovação do orçamento para o próximo ano, mas já compreendendo que será um ano de acontecimentos”. 

Já em relação à São Paulo Film Comission, que é o braço da Spcine responsável pela gestão das filmagens nos espaços que são geridos pelo município de São Paulo, o momento é marcado por um boom de solicitações. “Muitas produções ficaram represadas durante o período da pandemia e estão sendo realizadas agora. Isso nos mostra que estamos num processo real de retomada, não é algo que fica somente na teoria. Temos que estar prontos para essa retomada. A tendência é de aumento na quantidade de filmagens”, aposta. 

A diretora também comentou sobre o Observatório, a área da empresa responsável pela coleta de dados. Em breve, a Spcine lançará uma nova página na internet com muitas pesquisas que estão sendo consolidadas agora. Segundo Oliveira, o lançamento será no início do ano que vem, com acesso livre a todos os interessados. Hoje, já há alguns estudos disponíveis, mas a ideia é investir bem mais nesse quesito. 

Outro ponto de destaque entre os planos futuros passa pelos editais – já a partir deste mês, serão lançados alguns. Ao todo, serão seis novos editais, divulgados em sequência entre novembro de 2021 e todo o primeiro semestre de 2022, e contemplando diferentes áreas do audiovisual. Os primeiros da lista são para produção via distribuidora, produção de games e ações de formação. 

Por fim, é também do interesse da Spcine dar continuidade ao Cash Rebate, política de atração de filmagens que visa um retorno financeiro proporcional ao investimento que a produção comprove que fará na cidade. Recentemente, foi lançado um edital de Cash Rebate que teve alta procura – no momento, ele se encontra em processo de habilitação. Os resultados serão divulgados em breve. E, de acordo com Oliveira, a empresa está prospectando um novo edital de Cash Rebate para 2022. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile