Depois de muito tempo sem atualizações, a Anatel publicou nesta quarta, 17, uma nova leva de dados mensais de acessos dos diferentes serviços de telecomunicações, desta vez com informações até fevereiro. E os números de TV por assinatura seguem confusos para qualquer acompanhamento efetivo do mercado, pois a exemplo do que havia feito com os dados de julho, a agência manteve os serviços “livres” como clientes do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC).
Trata-se da modalidade de serviço em que a operadora de DTH vende o equipamento de recepção ao consumidor e permite o acesso aos canais gratuitos e obrigatórios no sistema, mas sem cobrança de assinatura. Em julho, quando a Anatel passou a adotar essa metodologia, o total de acessos o total de acesso de TV paga saltou de menos de 14 milhões até então para 16,37 milhões. Agora o número de “assinantes” de TV paga está em 16,84 milhões, porque desde a última atualização a Sky passou a reportar para a agência mais 730 mil usuários do serviço aberto, computados agora como cientes de TV paga, chegando a 4,76 milhões de clientes.
No satélite, a Claro tem 1,5 milhão de clientes (incluindo os da modalidade “livre), mas é um número menor do que o de julho, que já contava com essa base não-pagante. Ou seja, houve queda de base no período de dois meses. A Oi também caiu cerca de 75 mil usuários entre julho e setembro, e está em cerca de 3,41 milhões de usuários (considerando os “livres”).