Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) CNJ promove seminário sobre liberdade de imprensa e combate à desinformação

CNJ promove seminário sobre liberdade de imprensa e combate à desinformação

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o apoio da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), realizará, no dia 25 de setembro em Brasília, o seminário “Liberdade de imprensa: onde estamos, para onde vamos”. O objetivo do encontro é reforçar a importância da imprensa, da defesa da democracia e do papel do jornalismo no Brasil.

A cerimônia de abertura, às 10h, terá a presença da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Rosa Weber, do corregedor Nacional de Justiça e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão; do conselheiro do CNJ, coordenador da Comissão Executiva Nacional do Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Imprensa e desembargador do TJRJ, Mauro Pereira Martins; e do conselheiro do CNJ, Marcello Terto. O ministro Salomão será o condutor da palestra magna “Democracia e Imprensa”, às 10h30.

Às 11h, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, participa do debate sobre a situação da liberdade de imprensa no país. Também estarão no painel, o secretário Nacional de Justiça do MJSP, Augusto de Arruda Botelho, a representante da organização Repórteres sem Fronteiras, Bia Barbosa, e o diretor regional de Jornalismo do SBT, Luiz Weber. A mediação será feita pelo conselheiro Mauro Pereira Martins.

“Constituição e liberdade de imprensa: combate às ameaças e restrições à livre circulação de informações, opiniões e ideias” é o tema do painel que dá início às atividades vespertinas, mediado pelo conselheiro Marcello Terto. Entre os palestrantes estão o professor de Direito Administrativo da UERJ, Gustavo Binembojm; a integrante da Comissão de Liberdade de Expressão da OAB/SP e fundadora do Instituto Tornavoz, Taís Gasparian; e o jornalista da TV Globo, Júlio Mosquéra.

O presidente da ANJ, Marcelo Rech, conduzirá o debate sobre “O jornalismo contemporâneo e os desafios da imprensa nos próximos anos”, às 15h30. Também foram convidados para o painel, Sérgio Ludtke, representante do Projeto Comprova/Projor; Rodolfo Schneider, diretor geral de Conteúdo do Grupo BAND; e o conselheiro do CNJ, Bandeira de Mello.

A palestra de encerramento será realizada pelo ministro do STF, Luís Roberto Barroso, com o tema “Poder Judiciário, liberdade de expressão e combate à desinformação”. A mediação ficará a cargo de Patricia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta. O seminário será aberto ao público e também será transmitido ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube.

Inscrições podem ser feitas aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile