Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Projeto de Georgia Guerra Peixe expõe processos criativos

Projeto de Georgia Guerra Peixe expõe processos criativos

Georgia Guerra Peixe, do Através.tv

Um projeto sem fins lucrativos, bancado com recursos próprios, que explora o processo de criação artística e o expõe ao mundo pela Internet. Foi a proposta trazida pela diretora Georgia Guerra Peixe, a Joca (foto acima), em sua volta à Bossa Nova, onde passou 13 anos e para a qual retornou há poucos meses, após uma passagem por outras produtoras.

No Através.tv, artistas de diferentes expressões (artes plásticas, música, dança, literatura etc) são convidados a ocupar um estúdio em forma de cubo, originalmente todo pintado de branco. Cada projeto, chamado de “onda”, tem uma temática e um prazo fixo para a conclusão. A partir daí o artista tem total liberdade para desenvolver um trabalho, convidar outras pessoas para participar, e até determinar quem tem acesso ao estúdio ou não, mesmo a equipe da produção.

O trabalho é todo registrado e transmitido ao vivo, 24 horas por dia, por uma câmera única fixada em uma das paredes.

Moa Ramalho, Georgia Guerra Peixe, Demian Grull e Juliana Borges
Moa Ramalho, Georgia Guerra Peixe, Demian Grull e Juliana Borges no estúdio do projeto

O Através.tv ocupa uma estrutura anexa à da produtora, mas é uma atividade independente. “Foi bom poder usar a estrutura da Bossa Nova, de segurança etc, porque os artistas não tem horário, entram e saem quando querem. Mas aqui é outro ambiente, não tem relação com a produtora”, conta Joca.

Ela diz que o conceito do Através.tv nasceu de sua própria forma de trabalhar. “Sempre gostei de deixar claro meu processo de criação, é aberto. Chamo codiretores para trabalhar comigo, compartilho. Tinha essa vontade de registrar os processos criativos, mas não na publicidade, e sim na arte”, diz.

No projeto, há quatro fatores importantes: a intenção do artista em fazer algo, o prazo, o espaço em branco (cubo) e a transmissão ao vivo, para que haja o mínimo de interferência naquilo que o público vai ver. A estreia foi em janeiro deste ano, e já aconteceram três “ondas” no estúdio.

Cada “onda” nasce de um processo de discussão da equipe do Através.tv. “Fazemos uma curadoria criativa. Somos diretores, contadores de história, então para cada projeto a gente roteiriza, pensa em um tema”, conta Joca. “Só então pensamos em quem chamar, pesquisamos a obra da pessoa, pode ser um artista plástico, um roteirista, um historiador. Ela conduz o processo, e nós vamos fazendo uma ‘provocadoria’, inserindo elementos ao longo do tempo”, relata.

O projeto, diz, é a soma de um espaço físico (o estúdio) com um espaço eletrônico. Além da atuação dos artistas, a equipe alimenta a plataforma com textos, referências e outros materiais. “Isso pretende virar quase que uma revista eletrônica de processos criativos”, resume Joca. “Queremos que seja colaborativo, que no futuro as pessoas também coloquem lá suas criações”.

O próximo passo é uma parceria com a empreendedora Bel Pesce, que desenvolverá um modelo móvel do Através.tv, para levar o projeto a outros locais.

O projeto busca parcerias e patrocínios para se financiar, e deve virar em algum momento uma fundação ou instituto. “Mas seremos cuidadosos, não quero colocar projetos de marca. Queremos manter ao máximo a autonomia dos artistas”, conclui Joca.

Ficha técnica

“Através.tv”

Georgia Guerra Peixe (Joca) – Curadora
Giuliano Saade – Curador
Moa Ramalho – Produtor executivo
Juliana Borgez – Diretora de conteúdo
Demian Grull – Diretor de planejamento
Carol Rodrigues (Punk) – Diretora de arte
Alessandra Cipolletta – Produtora
Felipe Zanin – Assistente de produção
Henrique Lazary – Editor de vídeo
Pedro Beck – Assistente de câmera
Marie Cabianca – Escritora

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile