"Rock in Time", da Miolos Fritos, prioriza televisão

O canal PlayTV estreou em julho o programa "Rock In Time", que lembra momentos marcantes da história do rock. Cada episódio retrata um ano da trajetória do gênero musical, sem se prender a cronologia. A produção é da Miolos Fritos Produções, dona do canal culinário nerd "Miolos Fritos" no Youtube, cujo conteúdo já havia sido licenciado pelo canal. Os episódios inéditos de Rock in Time vão ao ar no Play TV às terças, e depois ficam disponíveis em um canal próprio na plataforma online de vídeo.

Com "Rock in Time", a Miolos Fritos desenvolveu pela primeira vez um programa priorizando a televisão. O projeto reflete mudanças pelas quais a produtora passou desde que seu canal na plataforma online foi licenciado pela Play TV em 2013. "Hoje a maior parte do faturamento vem do licenciamento para TV, e essa receita permitiu que nos dedicássemos inteiramente à produtora", conta Luiz Alberto Padreca, fundador e sócio da Miolos Fritos Produções.

A atração relembra as bandas, os hits, os fatos e as curiosidades mais marcantes do rock a cada ano. "Diferente do Miolos, que já tínhamos produzido para o Youtube quando o canal nos abordou, o 'Rock in Time' foi produzido para TV, se pagou com os recursos do canal e não existiria sem isso", explica Padreca.

Apesar do protagonismo da TV, os episódios da nova série seguem sendo publicados na plataforma de vídeo online, e a linguagem adotada segue alguns padrões do Youtube. "O formato é bem televisivo, mas adota uma linguagem típica de vlogs, com bastante opinião e um roteiro bem livre. Temos um roteiro para os episódios mas não nos prendemos a ele", conta o produtor.

De acordo com ele, a plataforma online desempenha papel importante na divulgação e na avaliação do conteúdo. "O Youtube nos dá métricas importantes para avaliarmos a qualidade do conteúdo e recepção do público, e faz isso com muita precisão. Posso saber se meu púbico está abandonando o programa em um determinado momento e estudar formas de evitar isso. São informações que custariam um valor significativo e temos de graça".

Segundo o produtor, quando o canal foi fundado não havia intenção de produzir conteúdo para a televisão. Isso mudou quando Padreca e seu sócio, Daniel Machado, foram abordados pela Play TV. "O timing foi perfeito. Estávamos começando com o projeto e os canais procurando conteúdo independente devido a Lei da TV Paga. Começamos a pensar então que essa era uma oportunidade que deveria ser aproveitada", lembra.

A receita da produtora é complementada com publicidade nativa, dentro do vídeo, e recursos recebidos por participação na publicidade do próprio Youtube. "Esse valor do Youtube, no entanto, é muito pequeno para nós. Para esse valor ser relevante é preciso alguns milhões de inscritos e visualizações mensais pelo menos. Sempre pensamos que a publicidade no próprio conteúdo era o modelo mais viável, e agora temos também o licenciamento para TV", explica.

Ao contrário do que acontece nas produções do canal culinário, "Rock in Time" é comandado e apresentado por Machado. "Eu sempre me interessei e entendi mais de culinária. O Teco, por sua vez, tem banda e sempre entendeu muito de música. Por isso, nessa produção os papeis estão invertidos – com ele comandando a atração", conta Padreca.

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