Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) BrLab contou com consultoria do Cinema Verde para reduzir impacto socioambiental do...

BrLab contou com consultoria do Cinema Verde para reduzir impacto socioambiental do evento

(Foto: Divulgação)

Contando com centenas de participantes, tutores e convidados de diferentes regiões do mundo, a 13ª edição do BrLab trouxe uma novidade: pela primeira vez, houve o planejamento e a execução de ações para reduzir o impacto socioambiental do evento e, assim, contribuir para um modelo mais consciente e responsável de atuação no planeta. Para isso, foi firmada uma parceria com o Cinema Verde que, desde 2010, realiza consultorias de sustentabilidade para uma mudança de padrões e hábitos na produção audiovisual. Juntos, o BrLab e a consultoria trabalharam para minimizar o impacto do evento nas suas diferentes etapas de produção e realização. 

As medidas passaram por evitar o uso de descartáveis plásticos, incentivando o uso de garrafas próprias ou, na ausência destas, de copos de papel biodegradáveis, inclusive no coquetel de abertura. Só essa ação reduziu o consumo de plástico e representou uma economia de cerca de 10 mil litros de água. Os participantes e toda a equipe ainda foram orientados sobre o descarte correto dos resíduos por meio de um trabalho de sensibilização e engajamento. Desta forma, o máximo de material possível foi encaminhado à reciclagem. 

Além disso, o BrLab reduziu sua pegada de carbono e reverterá a emissão de aproximadamente 40 toneladas de CO2 – equivalente ao impacto do evento – com o plantio de 169 árvores em uma área de restauro de Mata Atlântica de 1.014m². Ao garantir a compensação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) geradas, entre outras coisas, pela produção, transporte e traslados de convidados, o evento recebeu o selo Carbon Free. 

Como parte das ações de sustentabilidade e em parceria com a Formação Spcine Convida, foi realizada também a palestra “Sustentabilidade no Audiovisual: do desenvolvimento à distribuição”, com Ariene Ferreira, da Cinema Verde, que abordou os impactos ambientais gerados por toda a cadeia de produção audiovisual e como diminuí-los.

A novidade é que, em breve, será anunciada mais uma parceria entre o BrLab e o Cinema Verde: um laboratório para produtoras e produtores interessados em conhecer mais sobre práticas de produção audiovisual sustentáveis e com menor impacto socioambiental. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile