Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Mulheres da Floresta Amazônica ganham documentário inédito na TV Cultura

Mulheres da Floresta Amazônica ganham documentário inédito na TV Cultura

Neste domingo, dia 26 de junho, às 16h, a TV Cultura exibe o documentário inédito “Mulheres da Floresta”. Produzido pela emissora em parceria com o Pulitzer Center e o Amazon Rainforest Journalism Fund, o filme homenageia aquelas que dão a vida, nutrem, hidratam, protegem e sustentam as atuais e as futuras gerações da Amazônia. 

Entre as histórias contadas estão as de Txai Suruí, a estudante que chamou a atenção do mundo ao discursar na COP 26; Daniela Silva, a voz das mulheres do Xingu na luta contra o ecocídio promovido pela instalação da Usina de Belo Monte; Mayalu Txucarramãe, a neta de Raoni. Sônia Guajajara, Juma Xipaia, Maria Apurinã, Ivaneide Bandeira, Thelma Taurepang, Natalha Teófilo, Maria Francineide e Maria Miguel, entre tantas outras que plantam a semente da conservação.

Com direção e reportagem de Laís Duarte, a exibição conta a história de mulheres de todos os estados da Amazônia legal e de suas jornadas pessoais em defesa da biodiversidade. Indígenas e indigenistas, ribeirinhas e agricultoras, professoras, pescadoras, estudantes, lideranças, ambientalistas formadas pela natureza. Mães, filhas, avós, líderes, trabalhadoras forjadas pela urgência da necessidade de sobreviver.

E entendendo que a sobrevivência delas e de seus descendentes depende da sobrevivência da Amazônia, elas agem para manter de pé o que resta da maior floresta tropical do mundo. Seus filhos são indígenas, ribeirinhos, agricultores, ambientalistas e, também, angelins, açaizeiros, sumaúmas, castanheiras, pássaros, onças, insetos e peixes.

As mulheres são parte da Amazônia e, por isso, estão tão ameaçadas quanto a mata. Juradas de morte por quem promove o garimpo e o roubo de terras públicas, em risco pela construção de hidrelétricas, pela extinção das espécies, elas resistem. Colocam seus corpos como escudo para defender a floresta.

O documentário “Mulheres da Floresta” tem roteiro e edição de Laize Câmara. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile