Documentário "O Ponto Firme" ganha exibição no cinema

O documentário "O Ponto Firme", dirigido por Laura Artigas e produzido pela BR153 Filmes, acompanha o processo criativo da primeira coleção de roupas de crochê do projeto social do estilista Gustavo Silvestre, desenvolvida por homens dentro de uma penitenciária paulista. Depois de ser por visto por 2 mil pessoas em festivais pelo mundo e em sua pré-estreia virtual, chega ao cinema no Circuito SPCine – Sala Olido. No dia da estreia, dia 23.11, 19h, a diretora e o estilista Gustavo Silvestre farão uma roda de conversa com o público após a sessão.

O documentário "O Ponto Firme" mostra a atuação do estilista brasileiro Gustavo Silvestre como agente de transformação social, ao ensinar a arte do crochê para homens em situação de cárcere. O enredo revela todo o processo criativo da primeira coleção de roupas de crochê desenvolvida por sentenciados das primeiras agulhadas até o desfile.

A estreia no cinema será no dia 23 de novembro, às 19h, na Sala Circuito do SPCINE Olido, no centro de São Paulo. Gustavo Silvestre é o convidado para conversar com a plateia. O filme ficará em cartaz de 23 a 29 de novembro, às 19h. Apenas no dia 26 (domingo) será exibido às 16h.

Durante nove meses, o projeto O Ponto Firme envolveu 20 detentos da Penitenciária II Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O grupo desenvolveu uma coleção tendo o crochê como técnica principal. O estilista recifense Gustavo Silvestre, idealizador da ação, conduziu os alunos, que se inspiraram no cotidiano e nas próprias memórias, para crochetar cenários e peças O resultado foi destaque da SPFW de 2018.

Ao longo de uma hora e meia, o filme observa o professor dedicado que se esforça para fazer tudo acontecer. As cenas revelam que os alunos, em busca da ocupação do tempo ocioso e remissão de pena, acabam transformando-se em artesãos capazes de imaginar uma perspectiva de futuro diferente.

A ideia de documentar o processo criativo do projeto Ponto Firme começou em 2017, com o encontro da diretora e roteirista Laura Artigas com o estilista, no Grupo Maior do que Eu (GE), coordenado pela artista Karlla Girotto. O documentário foi produzido pela BR153 Filmes, dos produtores Viviane Rodrigues e Gustavo Maximiliano, contemplado pelo prêmio Fomento ao Cinema Paulista de 2017, com o patrocínio da SABESP e apoio institucional da Secretaria de Administração Penitenciária e do São Paulo Fashion Week. A distribuição está a cargo da Forte Filmes e Kuarup Produtora.

A pré-estreia do filme aconteceu em novembro de 2020, dentro da programação da semana de moda (SPFW N50 ) em parceria com a SPCine Play. Da pré-estreia virtual à estreia no Cine Olido, "O Ponto Firme" o filme já foi visto por 2000 pessoas em exibições especiais e festivais pelo mundo. Foi exibido no Berlin Indie Film Festival na Alemanha, no qual ganhou menção Honrosa; no Buenos Aires Internacional Film Festival; no Boden Film Festival (Suécia); no Moving Parts Film Festival em (Los Angeles, EUA) onde ganhou o prêmio de melhor documentário; na versão brasileira do Feed Dog, Festival Internacional de Documentários de Moda; no FICA – Festival Internacional de Cine Austral (Córdoba, Argentina) e no Contra el Silencio todas las Voces: Encuentro Hispanoamericano de Cine Independiente (México) onde ganhou menção honrosa e participou da mostra itinerante do festival com exibições em países latinoamericanos.

1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria de exibir este filme na programação do CENTRO DE DESIGN DO RECIFE em nosso evento
    Cine design que irá iniciar em agosto, numa proposta de divulgar o design e suas especialidades. Um bate papo inicial.
    Oportunamente entraremos em contato.
    Merci. Adelia Collier , Gestora do Centro de Design do Recife

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui