"Libelu – Abaixo a Ditadura", de Diógenes Muniz, estreia nas plataformas de VoD

Nesta quinta-feira, dia 27 de maio, chega nas plataformas de VoD o documentário ?"Libelu – ?Abaixo a Ditadura"?, de Diógenes Muniz. Vencedor do 25º Festival É Tudo Verdade, o filme retrata a trajetória do controverso grupo estudantil Liberdade e Luta, em que militaram figuras como o cientista político Demétrio Magnoli, o ex-ministro Antônio Palocci e o jornalista Reinaldo Azevedo. A produção resgata a história dos jovens trotskistas dos anos 1970, mas também provoca a reflexão sobre o Brasil em tempos atuais. A produção poderá ser encontrada no NOW, Vivo Play, Oi Play, Google Play, Itunes, YouTube Filmes e Apple TV.

O documentário, que tem direção do estreante Diógenes Muniz, tem locação única: o prédio da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), projetado pelo arquiteto Vilanova Artigas, também perseguido e exilado pelo regime militar (1964-1985). Dentro da universidade, foi criado o grupo militante, em 1976, que ganhou fama por retomar a palavra de ordem "?Abaixo a Ditadura"? desde a instauração do AI-5. Por outro lado, também eram conhecidos por darem as melhores festas do movimento estudantil. Assista ao trailer:

"A primeira vez que cruzei com o tema foi em um poema do Leminski dedicado à Liberdade e Luta. Ele diz assim: 'me enterrem com os trotskistas / na cova comum dos idealistas / onde jazem aqueles / que o poder não corrompeu'. Fiquei curioso com essas figuras tidas antes como incorruptíveis e idealistas pelo poeta"?, comenta Diógenes Muniz. "Percebi então que, para contar essa história, eu precisava fazer dois resgates: o histórico, com reconstrução de fatos políticos daquele período, e também o íntimo, sobre o que a vida adulta reservou para aqueles jovens revolucionários", completa. 

O documentário é uma produção e distribuição da Boulevard Filmes em coprodução com Canal Brasil, Globo Filmes e Globo News. A primeira exibição no Canal Brasil está agendada para 20 de julho. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui