Canal Brasil estreia a série "Relatos do Front – A Outra Face do Cartão-Postal"

"Relatos do Front – A Outra Face do Cartão?Postal", série original do Canal Brasil, estreia na programação nesta sexta-feira, dia 17 de maio. Com direção de Renato Martins e produção da Jacqueline Filmes, o projeto dá sequência ao filme "Relatos do Front" (2018) e traz para o público desdobramentos e novas informações sobre as diversas questões delicadas que envolvem a segurança pública do Rio de Janeiro desde o seu primórdio. Com narração da atriz Dira Paes, o telespectador vai ter a oportunidade de entender melhor a história da cidade, os desafios da polícia, a que ponto chega a milícia e o quanto toda essa dinâmica impacta a população carioca. A atração também estará disponível nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

Dividida em quatro episódios, exibidos sempre às sextas, às 22h30, a série conta com relatos exclusivos de pessoas que vivem ou já conviveram na linha de frente da violência: policiais, ex-policiais, mães que perderam os seus filhos em embates, delegados, além de profissionais que se empenham em estudar e entender o que está por trás de tantos crimes e atitudes truculentas no dia a dia do Rio de Janeiro. Na lista de entrevistados, estão, por exemplo, nomes como Luis Antonio Simas, historiador; Flávia Oliveira, jornalista; Cláudio Ferraz, Delegado; e Renato Sérgio de Lima, Presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre outros.

De acordo com o diretor Renato Martins, a ideia do projeto é debater com o público, mas sem apontar possíveis culpados pelos problemas que a segurança pública atravessa. "É fundamental discutirmos com maturidade, sem ódios ou vinganças, o problema que enfrentamos na segurança pública do país, pois ele está diretamente ligado ao nosso passado escravocrata, de genocídio da população indígena e negra e de políticas públicas equivocadas que nos levaram às desigualdades sociais. Acredito que o momento seja de perdão, empatia e reparações, para decidirmos conjuntamente enquanto sociedade, como queremos viver os próximos 30 anos", afirma. 

No episódio de estreia, "O Brasil que Deu Certo", Martins e sua equipe traçam um panorama da história do Rio de Janeiro e da descoberta do Brasil. Cada detalhe e situação relatada desde então nos levam a ampliar ainda mais o conhecimento e o horizonte sobre o que, de fato, funciona ou não funciona no país.

No segundo, intitulado "Guerra às Drogas", a série se propõe a debater a política de enfrentamento às drogas, inventada pelo Presidente dos Estados Unidos Richard Nixon, em 1971, e como o cenário de violência e uso da força policial desde essa época acaba por criminalizar as minorias, como negros e pessoas em vulnerabilidade social, na mesma medida em que não resolve o problema do tráfico e do vício em si.

No terceiro, "Em Nome de Deus", o diretor aborda a resistência indígena, que acontece desde a invasão de Portugal, em 1500, até os dias de hoje. Também estão na pauta questões como o papel da religião dentro do processo de violência existente no Brasil, assim como a intolerância religiosa e suas consequências.

No último e quarto episódio, chamado "Sonhos Roubados", o foco está em mães que perderam os seus filhos vítimas de homicídios ou de balas perdidas. Com depoimentos emocionantes, fala-se sobre medo e esperança. 

Os episódios inéditos vão ao ar às sextas, às 22h30, com reprises sábado, às 14h; madrugada de domingo para segunda, às 2h; madrugada de quarta para quinta, às 4h; e segunda, às 0h30. 

1 COMENTÁRIO

  1. Assistir o episódio 3, é maravilhoso, e por isso acho que deveriam abrir a possibilidade de ser compartilhado para todos. Ele é extremamente elucidativo, educativo e é um verdadeiro resgate da nossa história religiosa. Pensem nisso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui