Medidor da Gfk terá interação com o usuário

A Gfk, empresa alemã que está implantando no Brasil um sistema de medição de audiência de TV aberta e por assinatura concorrente ao Ibope, deve ter seus primeiros números nas próximas semanas, segundo Dominique Vancraeynest, diretor de desenvolvimento de negócios da empresa para a região.

Mas os números não serão divulgados ao público ainda. Apenas os clientes (emissoras de TV, exceto a Globo) receberão os primeiros resultados. "A partir daí faremos ainda análises e correções", conta Ricardo Monteiro, diretor de medição de audiência da empresa no Brasil.

Ele diz acreditar que haverá diferenças entre os números medidos pela Gfk e os atuais, mas principalmente por conta da metodologia. A empresa usará exclusivamente medidores em tempo real, e terá uma amostra diferente da do Ibope, contando por exemplo com domicílios que recebem apenas banda C, ou lares em comunidades e favelas.

Além disso, ele conta que o aparelho da Gfk é mais que um medidor de audiência. "Parece um porta-retrato digital, e tem capacidade, por exemplo, de fazer perguntas ao espectador e coletar as respostas. Pode avaliar não só se a pessoa está vendo um programa, mas se está gostando", diz.

Ele diz também que desde o início haverá a preocupação em medir a audiência em outros dispositivos, como tablets, celulares e PCs. Os executivos participaram de painel no RioContentMarket nesta quarta, 25.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui