M1nd Lab foca atuação em TV móvel e busca internacionalização

A M1nd Lab, antigamente conhecida como M1nd Corporation, está de malas prontas para iniciar sua internacionalização. Depois de se tornar a provedora de TV móvel da Oi, da Brasil Telecom e da TIM, a empresa prepara a abertura de escritórios na Argentina e em Angola. A partir deles, a empresa pretende fechar contratos para levar seu serviço de TV no celular para quatro operadoras em seis países da América Latina e duas operadoras em 11 países africanos. Já há negociações bastante adiantadas com a uruguaia Ancel e a angolana Unitel, informa o presidente da M1nd, Alberto Magno. A expansão promete render bons frutos: a meta é passar dos R$ 14 milhões de faturamento registrados em 2008 para R$ 40 milhões este ano. "Vemos a crise apenas nos jornais. Ela não passou por aqui", brinca Magno.
O head-end que recebe os sinais de 31 diferentes canais de TV por assinatura encontra-se em um prédio na praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, para onde a M1nd se mudou há cerca de um ano. A empresa investiu aproximadamente US$ 3 milhões para adaptar suas instalações à nova sede. Lá, a imagem recebida dos canais é codificada, adaptada para as telas dos celulares e enviada por fibra óptica para TIM, Oi e BrT (os clientes atuais). No caso das operadoras de outros países, os dados serão enviados via satélite. Entre os canais recebidos há Cartoon Network, CNN, Discovery, Nickelodeon, MTV, dentre outros. Até o fim do ano a M1nd planeja ter contratos para distribuir para celulares até 128 canais de TV por assinatura.
Publicidade e VOD
Outro plano ambicioso da companhia é mudar radicalmente o modelo de negócios vigente na TV móvel hoje em dia no Brasil. Em vez de o serviço ser bancado por assinaturas, ele passaria a ser sustentado por publicidade, sendo oferecido de graça aos usuários. A M1nd criou uma solução para inserir vinhetas comerciais durante os 5 segundos que o vídeo player leva para trocar de um canal para o outro. Além disso, a empresa é capaz de inserir comerciais durante os intervalos dos programas – neste caso a receita publicitária seria repartida com as programadoras.
A M1nd também planeja até o final do ano começar a oferecer vídeo on demand (VOD) para celular de séries de TV internacionais. Já há negociações em curso com detentores de direitos de séries de sucesso.
Hoje o player de TV móvel desenvolvido pela M1nd está disponível para aparelhos com sistema operacional Symbian S60 da Nokia. Versões para série 40 e Windows Mobile estão em fase final de homologação.

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