Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Cobertura de TV em áreas de sombra independe de autorização do MCTI,...

Cobertura de TV em áreas de sombra independe de autorização do MCTI, diz Anatel

Foto: stock.tookapic.com/Pexels.com

As emissoras e retransmissoras de TV que funcionam em caráter primário podem instalar estações retransmissoras auxiliares para cobertura de áreas de sombra sem a prévia autorização do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, desde que obedecidas as condições estabelecidas no art. 1º da Portaria nº. 932, de 22/08/2014. Com essa interpretação da norma, a Anatel responde a questionamento da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), que pediu um posicionamento à Anatel sobre gap fillers, em função de interpretações díspares da norma. Com esse entendimento, a entidade vê segurança jurídica para a ampliação rápida das redes de televisão.

De acordo com a portaria, as retransmissoras auxiliares devem ser localizadas nos limites do município em que foi autorizada a execução do serviço de TV ou de RTV; o canal utilizado seja o mesmo estabelecido para o respectivo serviço; os sinais emitidos sejam idênticos ao da estação principal; e a potência efetiva irradiada seja a mínima necessária para cobertura da área de sombra, limitada à área de prestação do serviço. A estação deve cadastrar na Anatel os dados técnicos da estação retransmissora auxiliar por meio do envio de projeto técnico.

A Anatel, por sua vez, adotará as providências para registro dos dados das retransmissoras auxiliares para fins de cobrança da Taxa de Fiscalização da Instalação (TFI). A expedição da Licença para Funcionamento de Estação será disponibilizada após a comprovação do recolhimento da taxa.

A agência esclarece também que a estação retransmissora auxiliar poderá ser instalada em outra localidade, no caso de outorga em municípios que integrem a mesma Região Metropolitana (RM) ou Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE). Ou ainda em localidade de outro município, caso a análise prévia da Anatel do projeto técnico comprove que a cobertura teórica, utilizando método de predição ponto-a-ponto, atinge a área urbana da localidade. Todo o procedimento pode ser acessado na página da Anatel na internet, na aba “Setor Regulado”, no menu “Radiodifusão”, diz a agência.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile