Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Festival de Cinema de Vitória recebe mais de 1200 inscrições, com produções...

Festival de Cinema de Vitória recebe mais de 1200 inscrições, com produções de todas as regiões do Brasil 

(Foto: Sérgio Cardoso)

O 31º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 20 e 25 de julho, recebeu mais de 1200 inscrições de filmes para a edição deste ano. Entre 29 de janeiro e 4 de março, foram 1.217 produções cadastradas de todas as regiões do País, sendo 193 longas e 939 curtas-metragens. O maior evento audiovisual do Espírito Santo recebeu 554 ficções, 363 documentários, 127 experimentais e 95 animações. Na categoria videoclipes, foram 85 inscrições – número que cresceu mais de 51% comparado a 2023. 

As inscrições da Região Sudeste correspondem a 58,5%, a maior parcela. Em seguida, 19,3% do Nordeste. A Região Sul teve 12,9%, enquanto o Centro-Oeste totalizou 6,8%. Por fim, a Região Norte teve 2,32% dos inscritos. A lista com os selecionados será divulgada na segunda quinzena de abril. Eles serão exibidos de forma gratuita na capital capixaba, em julho.

Olhando para o protagonismo feminino, as produções brasileiras inscritas na 31ª edição do Festival de Cinema de Vitória ocupam lugar de destaque: 359 filmes inscritos foram dirigidos por mulheres. E ainda na lista de inscritos, 249 filmes foram dirigidos por realizadores negros e negras. Já as produções ligadas à temáticas LGBTQIAPN+ totalizaram 246 inscrições. Entre as inscrições, o número de produtos audiovisuais dirigidos por Pessoas com Deficiência (PcD) foi 36.

Com as discussões sobre as alterações climáticas, o debate sobre a temática ambiental tem sido constante nos últimos anos, por conta dos impactos percebidos ao redor do planeta. Foram 245 produções com a temática inscritas. 

Além dos filmes, a programação do evento – que é totalmente gratuita – contempla debates, formações e homenagens. O 31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e o patrocínio da Petrobras através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio da Rede Gazeta. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile