Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Andzej Gavriss, da Stink Filmes, dirige filme da ONU sobre os traumas...

Andzej Gavriss, da Stink Filmes, dirige filme da ONU sobre os traumas de guerra dos refugiados ucranianos

Dirigido por Andzej Gavriss, diretor da Stink Films, a Agência da ONU para Refugiados apresenta o filme “Uprooted”, que mostra refugiados ucranianos da vida real revivendo os traumas da guerra. A produção, que contou com a parceria da Don’t Panic Londres, captura e revive as experiências dos sobreviventes da guerra que tiveram que deixar seu país.

Produzido com um elenco e uma equipe de refugiados, o filme traz situações cotidianas com pessoas que estão vivendo os efeitos do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) após serem resgatadas de zonas de guerra. Assim, sons “simples”, como ruídos de porta batendo e fogos de artifício, se transformam em memórias dolorosas, que levam as pessoas a um pânico cego mesmo em um ambiente novo.

Assista:

O diretor Andzej Gavriss escreveu o conceito do filme, que vem sendo veiculado gratuitamente nos cinemas do Reino Unido, em parceria com o coreógrafo e também refugiado ucraniano Konstantin Koval e o criativo Rick Dodds, da Don’t Panic de Londres. Produzido em Berlim, onde diversas pessoas se estabeleceram desde que tiveram que deixar a Ucrânia, mais de 60 refugiados do país estiveram envolvidos no projeto.

“Desde que a guerra começou, eu tenho escutado diversas histórias de refugiados ucranianos detalhando os efeitos debilitantes do TEPT. O assunto parecia tão importante, mas não muito estava sendo dito em público. Depois de conversar com muitos amigos ucranianos e colaboradores de longa data, nós decidimos fazer um filme juntos e usar a nossa arte como uma forma de contribuição. Era importante que tivéssemos um elenco de refugiados reais no filme para contar suas próprias histórias. Apesar de toda a dor, o filme termina com uma mensagem de esperança e união – para ficarmos juntos e darmos força uns aos outros”, comenta Andzej.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile