Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) 71% das crianças citam tablet ou celular como brinquedo preferido

71% das crianças citam tablet ou celular como brinquedo preferido

De acordo com pesquisa anual do Gloob, 71% das crianças citam tablet ou celular como brinquedo preferido. Apesar disso, o brincar analógico não ficou totalmente para trás, uma vez que 95% delas citam alguma brincadeira tradicional entre as favoritas. Outra conclusão da pesquisa diz que “para motivar, é preciso contar histórias para todas as crianças se identificarem. Não podemos ser o que não vemos e o que não conhecemos.”.

Para 2019, o tema eleito da pesquisa sobre comportamento infantil foi “Colaboração”, assunto que vai ao encontro da premissa do “Juntaê”, causa social que a Unidade Infantil da Globosat – composta pelos canais Gloob e Gloobinho – lançou em julho do último ano para abordar consciência coletiva com as crianças. Por meio de uma parceria com o Inesplorato e o Instituto Quantas, o estudo investigou de que forma se dá a colaboração entre os indivíduos e como esse ato pode ser incentivado nas crianças. O material recebeu o nome de “Era uma vez…” e será divulgado ao publico na plataforma Gente em fevereiro.

A fase qualitativa da pesquisa foi produzida pela Inesplorato e identificou, entre outros insights, que as ações colaborativas têm uma essência comum – isto é, independente do contexto, são caracterizadas por objetivos compartilhados, simetria de estrutura, alto grau de negociação, interatividade e interdependência – estes, juntos, formam os “cinco valores indispensáveis” para que a colaboração aconteça. A equipe então ilustrou cada um desses valores a partir de fábulas que foram contadas na infância e que, até hoje, são reproduzidas para as crianças. “Era uma vez…” propõe ainda uma reflexão se estamos realmente atentos aos valores que promovemos e cultivamos nas relações com amigos, familiares e sociedade.

As pesquisas anteriores do Gloob podem ser acessadas por meio da plataforma Gente. Entre elas, estão “Geração Alpha”, de 2016, que trouxe as percepções das crianças nascidas a partir de 2010 sobre o ato de brincar, além de referências, contextos e mudanças para a vida em sociedade, e o “Infâncias”, de 2017, que buscou investigar o conceito atual de infância com base em uma perspectiva histórica. Em fevereiro, o canal irá disponibilizar o “Era uma vez…” acompanhado de material complementar na mesma plataforma.

1 COMENTÁRIO

  1. Interessante a pesquisa – que confirma o que a gente observa no dia a dia sobre os apetrechos tecnológicos, mas também alvissareiro ver/saber das citações (95%) sobre brincadeiras tradicionais! Muito bom saber do trabalho sobre “Colaboração”e os “cinco valores indispensáveis”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile