Câmara Técnica do Mercado de Exibição se reúne na sexta, 3

A Ancine convocou para a próxima sexta-feria, dia 3, uma reunião da Câmara Técnica do Mercado de Exibição, que conta com representantes de associações de distribuidores, exibidores e produtores do audiovisual. Segundo a Ancine, entre os objetivos da reunião está "acompanhar as relações entre distribuidores e exibidores no aspecto da concentração de mercado e seus impactos nos consumidores".

A convocação acontece enquanto ganha corpo a polêmica em torno do lançamento de "Vingadores – Ultimato" em 2,7 mil salas de cinema. O número representa cerca de 80% do total de telas no mercado exibidor. Para os críticos ao megalançamento, o blockbuster americano empurrou para fora das salas filmes nacionais que estavam performando bem na bilheteria, mas não tinham condições de competir com a ocupação média das salas do mais recente lançamento da Marvel. "Vingadores – Ultimato" tinha milhares de sessões esgotadas semanas antes da estreia.

Acordo vencido

Em 2014, as empresas exibidoras e distribuidoras de cinema assinaram um termo de compromisso definindo limites para a exibição de um mesmo filme em múltiplas salas dos complexos de exibição. O termo valia para o ano de 2015 e foi resultado de discussões durante a câmara técnica instalada para avaliar o processo de digitalização da exibição cinematográfica e seu impacto na distribuição de longas-metragens no mercado brasileiro.

Pelo acordo, o número máximo de salas ocupadas por um lançamento em um mesmo complexo variava de duas salas, para complexos equipados com três a seis salas; a cinco salas, para aqueles com 15 até 18 salas. Desta forma, a ocupação máxima de lançamento seria de aproximadamente 30% do mercado exibidor.

Segundo a Ancine, também estará na pauta da reunião de sexta-feira a avaliação dos números do mercado no ano de 2019 e questões sobre respeito aos Direitos do Consumidor. A reunião contará com a participação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui