Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Semana ABC divulga programação e títulos selecionados

Semana ABC divulga programação e títulos selecionados

A Semana ABC, da Associação Brasileira de Cinematografia, acontece na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, entre os dias 15 e 17 de maio, quarta a sexta-feira. A programação conta com 12 mesas que abordam temas como direção de fotografia, educação, som e direção de arte. Entre os destaques, estão as master classes da diretora de arte Jeannine Oppewall e do diretor de fotografia Edgar Moura, além de uma mesa sobre mulheres na cinematografia e a exibição do documentário “Moving Pictures: Filmmakers and the Art of Cinematography”.

Pela primeira vez, o evento também programou uma mesa para discutir a atuação da área da Spcine, em um painel sobre a São Paulo Film Commission que irá discutir, entre outras questões, os desafios para filmar na cidade e os impactos socioculturais e econômicos da atividade. A programação completa pode ser consultada no site do evento.

Promovido anualmente desde 2002 pela Associação Brasileira de Cinematografia, o evento apresenta ao mercado as tendências da área do audiovisual reunindo profissionais de diferentes atuações do setor, tanto no Brasil quanto no exterior. Além das conferências, painéis e debates, a edição deste ano conta ainda com uma exposição de equipamentos e duas instalações de realidade virtual.

Já na cerimônia de encerramento da Semana ABC, no dia 18 de maio, serão anunciados os vencedores do Prêmio ABC 2019, voltado aos profissionais que mais se destacaram na cinematografia brasileira em 2018. Haverá ainda uma homenagem ao cineasta Luiz Carlos Barreto. Nesta décima oitava edição, a ABC premiará oito categorias: Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Ficção (“10 Segundos Para Vencer”, “O Grande Circo Místico”, “Paraíso Perdido”, “Tungstênio”, “Unicórnio”); Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Documentário (“Ayahuasca, Expansão da Consciência”, “Bixa Travesty”, “Construindo Pontes”, “Estrada de Sonhos”, “Pra Ficar na História”); Melhor Direção de Arte Longa-Metragem (“Chacrinha: O Velho Guerreiro”, “O Doutrinador”, “O Grande Circo Místico”, “Tungstênio”, “Unicórnio”); Melhor Montagem Longa-Metragem (“10 Segundos Para Vencer”, “Legalize Já – A Amizade Nunca Morre”, “Motorrad”, “O Doutrinador”, “Tungstênio”, “Unicórnio”); Melhor Som Longa-Metragem (“10 Segundos Para Vencer”, “Chacrinha: O Velho Guerreiro”, “Motorrad”, “O Grande Circo Místico”, “Sequestro Relâmpago”); Melhor Direção de Fotografia Curta-Metragem (“Almofada de Penas”, “Concreto Cinza Abstrato”, “Dead Teenager Séance”, “do.C.orpo”,
“Riscados pela Memória”); Melhor Direção de Fotografia Série de TV (“Carcereiros” – Temp. 2 – Ep. 6, “Ilha de Ferro” – Temp. 1 – Ep. 1, “O Mecanismo” – Temp. 1 – Ep. 8, “Samantha!” – Temp. 1 – Ep. 1″, “Sob Pressão” – Temp. 2 – Ep. 5); e Melhor Direção de Fotografia Filme Estudantil (os finalistas desta categoria serão divulgados até 13 de maio).

A Semana ABC 2019 é uma realização da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, com co-realização da Cinemateca Brasileira. O evento é aberto ao público, com entrada franca, mediante credenciamento online ou presencialmente nos dias do evento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile