Publicidade
Início Tela Viva Curta Cinema 2014 exibe 250 filmes de 31 países no Rio de...

Curta Cinema 2014 exibe 250 filmes de 31 países no Rio de Janeiro

Entre os dias 5 e 12 de novembro, o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema – exibe para o público carioca 250 filmes em sua 24ª edição. Os selecionados para as mostras competitivas foram divididos em 12 programas, compostos de 24 filmes nacionais e de 31 internacionais, realizados entre 2013 e 2014.


Além dos filmes, o festival traz também workshops, debates e palestras em sua programação paralela. As exibições acontecem no Estação Botafogo, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Cinemaison e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, com entrada franca. O patrocínio é da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro; da Globo Filmes, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura; do Grupo Contax, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura; e da RioFilme.

Novidades e programação

Uma das novidades do festival é a mostra Especial Gilda Nomacce, em homenagem à carreira da atriz. Além das tradicionais mostras competitivas, Panoramas Carioca e Latino-Americano e Cineclube LGBT, o destaque fica por conta da Foco Canadá, país homenageado nesta edição.

Pela primeira vez o Curta Cinema, em parceria com o Cinemaison e a Unifrance, exibe um panorama francês nos moldes de seu panorama Carioca e Latino-Americano, o Especial Cinemaison – Panorama Francês. São filmes já consagrados em festivais pelo mundo afora e que encontram, em sua maioria, a primeira exibição no Rio de Janeiro. Já em parceria com o Festival de Berlim, o Curta Cinema exibe, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, uma parte da mostra Forum Expanded Berlim.

Outros destaques são: o programa Janela de Multidão, mostra de cinema político inspirada nas teorias dos filósofos Michael Hardt e Antonio Negri; Retrospectiva Surto & Deslumbramento, com exibição de todos os filmes do coletivo independente pernambucano; Matrizes Africanas, filmes que dialogam com a religião e a cultura afro-brasileira; Em Trânsito, curtas que focam a relação do realizador com o estrangeiro, e Processos Artísticos, que acompanham a trajetória e a criação de artistas plásticos, chargistas, escritores, fotógrafos e outros.

Workshops, debates e palestras completam a programação paralela do Festival Curta Cinema 2014. Entre os temas em destaque, estão "Janela de Multidão", "Atuação em curta", "Filmes de Fronteira", sobre políticas de audiovisual e coprodução, e "Cinema Expandido". As atividades são realizadas no Centro Cultural da Justiça Federal e são gratuitas, sujeitas à lotação.

Uma das atividades paralelas tem como o objetivo capacitar jovens para o mercado audiovisual. O 8º Júri Jovem é composto por dez estudantes escolhidos por um processo seletivo. Os eleitos recebem prêmios e escolhem o melhor filme nacional e internacional da mostra, segundo seus próprios critérios de avaliação. Outra atividade é o laboratório de projetos, que está em sua 16ª edição, sob o comando de Murilo Salles, e que visa a proporcionar a novos realizadores a oportunidade de aprimorar seus projetos com a ajuda de profissionais renomados no cenário cinematográfico brasileiro. Dois projetos do laboratório serão premiados ao fim do evento. Já o Panorama Infanto-juvenil é um programa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação que leva 28 filmes em sessões divididas por faixas etárias para estudantes.

A programação completa está no site: www.curtacinema.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile