Justiça obriga Ibope a revelar detalhes de sua metodologia ao SBT

O STJ decidiu a favor do SBT em ação movida contra o Ibope, na qual a emissora pede que o instituto seja obrigado a revelar dados confidenciais de sua metodologia de aferição de audiência, conforme noticiou o portal Notícias da TV.

A disputa iniciou-se em 2001, e envolve principalmente a transmissão minuto a minuto. A primeira vitória do SBT veio em 2003, com a Justiça obrigando o Ibope a pagar indenização de R$ 30 mil por dia caso não revelasse sua metodologia. Desde então, o instituto entrou com recursos no Tribunal de Justiça de São Paulo e, posteriormente, no STJ.

Questionado por Tela Viva, o Ibope disse que sua metodologia de medição já é "de amplo conhecimento do mercado e principalmente dos clientes", e que a decisão não implica mudanças na conduta adotada pela empresa.

Confira na íntegra o posicionamento do instituto:

O Ibope Media esclarece que, em fevereiro de 2015, o STJ proferiu sentença definitiva em um processo movido em 2001 pelo SBT, no qual a emissora buscava uma indenização por descumprimento contratual. O pedido foi rejeitado pela Justiça, que apenas determinou que o Ibope Media divulgue ao SBT sua metodologia de medição de audiência de televisão, já de amplo conhecimento do mercado e principalmente dos clientes. A decisão, na prática, não implica em qualquer mudança na conduta já adotada pelo Ibope Media. Além disso, não é de aplicação imediata, pois depende do retorno do processo para o juízo de origem para determinação do cumprimento da sentença. O Ibope Media reforça que seus processos metodológicos são validados pela Comissão ABAP-Redes e auditados anualmente pela E&Y – Ernst & Young, que segue padrões internacionais de qualidade na medição de audiência de televisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui