Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) CTAv participa da 10ª edição da APEX que acontece em junho, no...

CTAv participa da 10ª edição da APEX que acontece em junho, no Rio de Janeiro

A 10ª edição da APEX – Audiovisual Preservation Exchange – acontecerá no Brasil entre os dias 02 e 14 de junho, e a Universidade Federal Fluminense, a UFF, é a anfitriã oficial do evento em solo nacional. O projeto, idealizado pela Tisch School of Arts, de Nova York, tem como objetivo a colaboração internacional e o diálogo acadêmico a respeito da preservação de filmes e mídias, a fim de garantir o patrimônio audiovisual mundial.

Como abertura oficial do projeto, haverá o Encontro Apex 10 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o MAM, nos dias 02 e 03/06. A ideia é reunir os representantes dos arquivos latino-americanos de outroas edições para traçarem um balanço das atividades e seus resultados, bem como planejarem próximas estratégias de diálogos e trocas entre a comunidade do setor.

Na sequência, a partir do dia 04, a equipe da Tisch passa a visitar os arquivos envolvidos, que são pertencentes ao Centro Técnico Audiovisual, o CTAv, Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM-RJ, e Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, AGCRJ. O objetivo é trocar conhecimentos e habilidades com as equipes, abordando temas como inspeção e cuidado de materiais audiovisuais, catalogação, gerenciamento de metadados, digitalização, preservação digital e acesso a coleções.

Após a agenda com o APEX, o CTAv participa do 13º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros, que acontece de 14 a 18 de junho durante a Monstra de Cinema de Ouro Preto. Além da “Mostra Preservação”, a programação inclui debates, diálogos, cases de restauro, master class internacional, workshop também internacional e a Assembleia Geral da ABPA.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile