Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) TRF2 mantém decisão que determinou ao Youtube exclusão de vídeos do funk...

TRF2 mantém decisão que determinou ao Youtube exclusão de vídeos do funk “Surubinha de Leve”

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) atendeu pedido do Ministério Público Federal (MPF) em ação civil pública (ACP) e manteve a sentença que determinou a retirada de 22 vídeos do Youtube relacionados à versão original do funk “Surubinha de Leve”, de MC Diguinho. Na ACP, o MPF alegou que o conteúdo da música caracteriza violência à mulher por instigar o crime de estupro e possuir teor discriminatório, naturalizando estigmas de gênero.

O vídeo original foi publicado no início de 2018 e a letra se referia às mulheres com palavras de baixo calão, que deveriam ser embebedadas para prática de ato sexual e abandonadas na rua. O compositor alterou a letra depois da polêmica que associou a música a um evento de estupro coletivo ocorrido em comunidade, mas permaneceram vídeos no Youtube com a letra original.

A ação do MPF foi movida em 2019 para retirada dos links que permaneciam no ar e a Justiça Federal condenou o Google a excluí-los do Youtube em junho deste ano. Após recurso da empresa de tecnologia, o TRF2 confirmou a sentença e reconheceu a hipótese excepcional de controle de conteúdo, em virtude até da posição do próprio artista, que modificou o texto e retirou as expressões criticadas.

Para o Tribunal, a exclusão dos vídeos atende ao disposto no Marco Civil da Internet (Lei n.º 12.965/2014), na Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher e na Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher.

(Com informações do MPF)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile