Presidente da Sky nega corte na base, reconhece ano desafiador e pede atenção à Anatel

O presidente da Sky no Brasil, Luiz Eduardo (Bap) Baptista nega os rumores de mercado de que a operadora teria feito um write-off (cancelamento) de cerca de 200 mil assinantes no mês de fevereiro, como se comenta entre os programadores, que são remunerados com base nos dados passados pelas operadoras. "Não teve nenhum write-off", diz o executivo a este noticiário. Segundo ele, o que houve foi um descompasso nos números passados aos programadores e o faturamento efetivo no começo do ano em função da implementação de um novo sistema de billing. "Em março os números reportados aos programadores voltam ao normal. Vale a nossa base reportada à Anatel", diz Bap, confirmando o último dado da agência: 5,68 milhões de assinantes em fevereiro.

Segundo Bap, o mercado está de fato enfrentando um momento bem mais complicado em relação à inadimplência. "O que vimos no começo desse ano foi uma taxa de inadimplência 20% acima do que estávamos projetando, que já era um número alto", diz ele. "Todo mês, temos que correr atrás de 1 milhão de pessoas que não conseguem pagar em dia, mas nossas políticas de limpeza da base continuam agressivas e mais rigorosas do que a média do mercado". A Sky alega que em 50 dias o assinante inadimplente é excluído da base, contra 90 dias de alguns concorrentes.

Mesmo com o cenário adverso, a Sky ainda espera conseguir adicionar entre 300 mil e 400 mil assinantes no ano, tendo um crescimento positivo, mas o presidente da empresa teme que operadoras que entraram depois no mercado e que tenham mais clientes de menor poder aquisitivo sintam mais a retração econômica. "Também estou menos exposto em mercados onde possivelmente vamos ver a Vivo/GVT mais agressivas", analisa ele.

Custo regulatório

Para Bap, além da situação econômica mais desafiadora, o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC) também contribuiu para o aumento da inadimplência. "Em 2015, se o mercado ficar parado, terá sido um bom ano", diz ele. "A Anatel muitas vezes age sem pensar nas consequências que as ações terão sobre o mercado", diz Bap. "Esse pode não ser o objetivo, mas é o que acaba acontecendo". Segundo ele, o Brasil pode viver quatro anos de estagnação, como foi o período de 1998 a 2002. "Se a agência não planejar seus resultados, nosso setor sentirá essa crise de maneira muito mais intensa".

Outro objeto de crítica do executivo é a proposta em discussão pela agência de uma mudança na regulamentação do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) para obrigar operadores de DTH a instalarem caixas híbridas, que recebam sinais de DTH e de TV digital aberta terrestre, nas cidades onde os operadores de TV paga via satélite levarem sinais locais de geradoras de TV. "A agência quer transferir para nós o custo da migração tecnológica da TV analógica para a TV digital. Quando o vinil foi substituído pelo CD, ninguém foi na minha casa me dar um CD player", provoca. Ele alega que a medida da Anatel coloca um ônus de R$ 4 bilhões sobre o setor de TV paga para resolver um problema que é do radiodifusor. "Seria mais correto, então, que os radiodifusores devolvessem a concessão", diz Bap. Para ele, é responsabilidade do concessionário de radiodifusão fazer com que as pessoas tenham condições de receber os sinais de TV aberta, e esse não é um problema dos operadores de TV paga.

7 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado que colocam a culpa em todo mundo, menos na Globo que nao libera um sinal nacional e acaba com essa briga todo… sinal nacional das redes sempre existiu… agora a Globo quer reinventar a roda…

    • Este comentário é o típico problema do brasileira em esconder um problema com outro, ou seja, uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.
      As TVs por assinaturas são uma realidade no Brasil e se aproveitam desta nossa forma de pensar para fazer um atendimento do jeito que elas quiserem.
      sem querer defender a Globo,ela não é a única TV aberta do país, e mesmo que tenha um sinal nacional ela não vai disponibilizar pros seus telespectadores a quantidade de canais que as TVs por assinatura oferecem. Será que se a Globo liberar este sinal nacional referido, ela vai acabar com as TVs por assinatura no Brasil ?

  2. O motivo da Sky ser uma das primeiras empresas do Brasil em números de reclamações está nítida na reportagem do seu Presidente. ele está muito preocupado com o o atendimento aos clientes associados e sim de captar mais clientes para depois apresentar um atendimento péssimo como é hoje. Ele se preocupa com a Inadimplência e não com o respeito que o cliente deve ter depois da aquisição dos serviços. Ele não entende que os seus clientes é a sua mais importante matéria prima para que possa manter a venda de seus serviços. Mas parece que para ele o importante é somente captar os clientes e depois"que se dane". A empresa deve se preocupar com os pagamentos não com o bom atendimento. é lamentável. Sou assinante da Sky a 17 anos e em vários momentos me senti lesado com a postura de seus atendentes que sempre colocam a culpa no sistema. Tenho uma tratativa creio que pior de que um assinante novo, por este motivo vou ter que desistir desta assinatura simplesmente pelo mau atendimento, e vendo esta reportagem me dá mais alento para dar continuidade neste cancelamento, já que antes não tinha opção, mas hoje tenho várias a escolher, apesar que será mais um número cancelado para a Empresa o que como ví na Reportagem não significa nada para eles.PENSEM MUITO BEM ANTES DE CONTRATAR ESTE SERVIÇO, PODERÃO TER MUITOS PROBLEMAS DEPOIS COMO MILHARES DE ASSINANTES TEM HOJE.

  3. Eu desafio este senhor a ligar no atendimento da empresa que ele coordena e se passar por um cliente tentando resolver um problema. O serviço é péssimo, não resolvem o problema do cliente. Eu acabei de cancelar o serviço da SKY e fechei com o concorrente. O que essa empresa precisa enxergar é q não basta captar clientes… o pósvenda tbém conta muito e, se não for bom o cliente procura outro.

  4. Concordo, eles devem estar preocupados em perder cliente, o mal atendimento, pessoal despreparados, corte de canal, aumento abusivo do reajuste, até parece que devemos favor….

  5. A única coisa coisa que eu tenho a dizer sobre a SKY, é que ela não é mais o que era. O atendimento está péssimo, está sem equipamentos para reposição e fica enrolando seus clientes durante meses prometendo e não cumprindo.

  6. Saudações !!!!

    Sr Presidente,
    Luiz Eduardo Baptista

    Vou delinear os pretextos desta razão social ser líder em clamores no PROCON !!!

    LUCRO A QUALQUER CUSTO !!!
    PERDEREMOS TODOS OS CLIENTE!!!
    MAS SUSTENTAREMOS OS NOSSOS PROVEITOS !!!

    BELA POLITICA DE GESTÃO !!!

    PARABENS !!!

    Muito macambúzio venho garatujar neste teclado requerendo de VSª a distinção do meu desligamento do conjunto de fregueses da empresa. ( ou bosquejo de razão comercial) .
    Pelos motivos que seguem:

    Sua Diretoria e Ouvidoria são exclusos !!!

    Os diversos e-mail enviados sua Ouvidoria e Diretoria

    A razão comercial a qual contribui como cliente a quase 05(cinco) anos, em momento algum se preocupou em ligar para perguntar:
    Sr Fernando que está acontecendo ???
    O Sr mudou de plano que ocorreu???

    Meu martírio:

    Realizei..diversos..contatos..conforme:

    Em 25/01/17 realizei contato conforme protocolo nº 201730440053156 Sr Jesus solicitando a mudança para o pacote básico R$ 49,90!!! Sky POP!!!
    E continua em 20/04/2017 realizei o pagamento da fatura nº 400259372572 no valor de R$ 7,60 (sete reais e sessenta centavos), sendo pago conforme anexo R$ 49,90 – PACOTE BASICO !!! Sky POP!!!

    SOLICITADO em 25/01/2017, mas excepcionalmente estou com o sinal cortado a mais de 45 (quarenta e cinco) dias.

    Qual o número da fatura?
    Qual é o momento e qual serviço tirei proveito?

    Isso é muito amadorismo uma infâmia !!!

    Em 13/06/2017, as 10h e 30min. NOVAMENTE outro contato telefônico, Protocolo nº 201737218659671, Mariane/Cobrança e sendo a mim informado que meu pacote ainda permanece New Sky Mix e não como o SOLICITADO EM 25/01/17,conforme protocolo nº 201730440053156 Sr Jesus solicitando a mudança para o pacote básico.
    R$ 49,90 Sky Pop.
    Protocolo nº 201737450678895 de 18/06/2017 08h 30 min atendente Paulo e supervisor Luiz DETERMINO O MEU DESLIGAMENTO DESTA RAZÃO SOCIAL E A NEGATIVA DE DEBITOS !!!
    Protocolo nº 20173745233622 de 18/06/2017 09h 30 min atendente Roseane e supervisor recusou a chamar DETERMINO O MEU DESLIGAMENTO DESTA RAZÃO SOCIAL E A NEGATIVA DE DEBITOS !!!

    LUCRO A QUALQUER CUSTO !!!
    PERDEREMOS TODOS OS CLIENTE!!!
    MAS MANTEREMOS OS NOSSOS LUCROS !!!
    BELA POLITICA DE GESTÃO !!!

    PARABENS !!!

    DETERMINO O MEU DESLIGAMENTO DESTA RAZÃO SOCIAL E A NEGATIVA DE DEBITOS !!

    FERNANDO JOSE PEREIRA DE SOUSA
    COD.DE OTARIO: 1697166460.

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