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CPqD apresenta destaques de estudo sobre TV digital

O CPqD apresentou no VI Fórum Brasil de Programação e Produção, promovido pela revista TELA VIVA e a Converge Eventos, alguns destaques de seu estudo sobre TV digital. Juliano Castilho Dall’Antonia, gerente de pesquisa do instituto, lembrou que não se trata da escolha por um padrão de TV digital, mas da definição de um modelo de referência. Segundo Castilho, além dos padrões, foram estudadas as tecnologias implantadas em 11 países. Além disso, o CPqD fez estudos da cadeia de valor da televisão, da regulamentação existente e da macro-economia do setor de mídia e, mas especificamente, de televisão.
Segundo o estudo, todo o aporte financeiro realizado na televisão se dá através da publicidade. Para responder quem vai pagar a conta da transição da TV analógica para digital, Castilho diz que "todo o fluxo de receita depende da eficiência da publicidade e é essa receita global que vai definir o tamanho do investimento que será realizado na transição". Segundo ele, o aumento de receita pode se dar pela valorização do espaço publicitário por conta da maior qualidade da imagem ou através de novos serviços como mobilidade, portabilidade e interatividade.

Cenários

Os cenários analisados pelo CPqD, segundo Castilho, foram três. O cenário incremental seria o mais conservador, onde acontece apenas uma evolução tecnológica do analógico para o digital. As diferenças estariam na qualidade da imagem e do áudio. O cenário de convergência seria o de mais alto impacto, trazendo, obrigatoriamente, novos serviços à televisão. Já o cenário diferenciado seria um meio termo, que daria total liberdade de escolha aos radiodifusores. Este último foi o defendido no mesmo dia por Octávio Florisbal, diretor geral da Globo.

Verticalização

Castilho lembrou o que já havia sido debatido anteriormente durante o evento pelos radiodifusores, a verticalização da televisão. Para ele, a implantação da multi-programação seria o ambiente mais propício para estimular a produção independente de televisão.

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