Apaci protesta contra a nomeação de Pedro Henrique Maciel Peixoto para Secretário do Audiovisual

A Associação Paulista de Cineastas, Apaci, protestou publicamente contra a nomeação de Pedro Henrique Maciel Peixoto para Secretário do Audiovisual do Ministério da Cidadania. Por meio de nota, a associação disse considerar a nomeação inadequada e questionável e, além disso, aponta tentativa de aparelhamento político e dirigismo cultural.

Autor e diretor de televisão, Peixoto foi indicado pelo ex-ator e deputado federal Alexandre Frota. De acordo com divulgação da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, sua prioridade é fazer com que os editais da SAv "atendam mais pessoas interessadas em fazer cinema". Outro ponto destacado é a necessidade de a SAv estimular a formação profissional com o aumento da oferta de cursos pelo Centro Técnico do Audiovisual e pelos Núcleos de Produção Digital, além de buscar parcerias. Por fim, aponta como uma das suas prioridades o aprimoramento dos mecanismos de fomento ao audiovisual já existentes.

Veja a nota da Apaci na íntegra:

"A Associação Paulista de Cineastas, APACI, protesta contra a nomeação de Pedro Henrique Maciel Peixoto para Secretário do Audiovisual do Ministério da Cidadania, por considera-la inadequada e questionável tanto do ponto de vista técnico como político.

O recém nomeado Secretário do Audiovisual não tem qualquer experiência prévia que o capacite para esse cargo, e é notório que sua
nomeação teve caráter exclusivamente político, retomando hábitos questionados e repudiados pela sociedade brasileira.

A indicação para o cargo, feita por deputado conhecido pelo radicalismo de suas declarações e propostas, prenuncia tentativa de aparelhamento político e dirigismo cultural, colocando em risco a democracia em nosso país."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui