Rio2C terá áreas dedicadas à tecnologia do audiovisual e criação

O Rio2C passa por diversas mudanças importantes neste ano. Em primeiro lugar, o evento avançou no calendário, acontecendo agora no período de 4 a 9 de junho, ocupando, como nas edições anteriores, a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Em 2023 – quando recebeu mais de 44 mil pessoas e 1,1 mil empresas brasileiras e estrangeiras – o evento aconteceu em abril, muito próximo ao NAB Show, importante evento de tecnologia de radiodifusão e produção audiovisual que acontece em Las Vegas, nos EUA, e atrai uma delegação de milhares de brasileiros.

O evento neste ano adotou o tema "The age of awareness", que norteará os mais de 500 painéis programados em quatorze palcos multidisciplinares e transversais: "Global Stage", "Storyvillage"", "Brainspace", "House of Brands", "Biodom", "New Frontier", "Future U", "Soundbeats", "Screening Room", "Arts & Crafts", "Games+", "Writer's Room", "Bits" e "Soundbeats II by Popline.biz".

"Em um mundo cada vez mais interconectado, a 'era da consciência' nos convoca a despertar para a plenitude do nosso ser e o impacto profundo que nossas ações e emoções têm no mundo que nos cerca. Quando abraçamos a criatividade, não apenas desbloqueamos portas para a autoexpressão e o autoconhecimento, mas também nos equipamos com ferramentas poderosas para construir um futuro mais harmônico e consciente", afirma Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C. "Sempre acreditamos que as atividades criativas são chaves mestras nesse processo, atuando como pontes que nos conectam não apenas com o nosso mais profundo 'eu', mas também com as complexas teias de relações e ecossistemas que envolvem nossa sociedade e o nosso planeta. Por isso, desde sua criação, o Rio2C adotou o slogan It's all connected. É como se o tema desta quinta edição fosse a renovação dessa nossa crença original de que tudo e todos estão cada vez mais conectados".

Uma das novidades para o setor audiovisual desta edição é o Bits (Broadcast Innovation & Tech Show). Mais do que um palco é o novo espaço do Rio2C que vai abordar os bastidores do audiovisual. As novas tecnologias do meio, maquinário, edição, pós-produção serão apresentadas aos criadores de conteúdo e produtores em painéis, experimentações, workshops e masterclasses. A expectativa é reunir estandes das grandes empresas do setor, o que justifica o distanciamento do evento de Las Vegas.

Outra novidade para o audiovisual é o Writer's Room, centrado nas principais questões relacionadas à criação e aos criadores. O palco coloca no centro do debate o papel dos autores, roteiristas, diretores, produtores e profissionais criativos na construção de narrativas originais e de propriedades intelectuais. O conteúdo apresentado pretende aprofundar o olhar sobre a criatividade, as tendências, os negócios e a viabilidade econômica de cada obra, desde a concepção de uma ideia, passando pelos processos criativos e os meios de financiamento, até a sua transformação em uma obra audiovisual. Além disso, o Rio2C e a ABRA (Associação de Autores Roteiristas) vão premiar o séries, curtas, longas e docs, celebrando quem faz o audiovisual brasileiro.

Na programação do conjunto dos painéis do evento estão nomes do setor audiovisual como o roteirista e produtor israelense-americano Ron Leshem, criador das séries "Euphoria", "Valley of Tears" e "No man's land" e do filme "Beaufort", indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro; o criador e produtor executivo nigeriano Editi Effiong, à frente dos filmes "The Black Book", "Up North" e "Day of Destiny"; a produtora e estrategista em impacto social brasileira-americana Sandra Buffington, conhecida pelos documentários "#Shout" e "Brainwashed: Sex-Camera-Power", e Carlos Saldanha, animador, diretor, roteirista e produtor, que dirigiu grandes sucessos como "A Era do Gelo", "Rio" e "O Touro Ferdinando", e em 2023 lançou a live action "How to be a carioca".

Na área da música, um dos keynotes é Annabella Coldrick, CEO do Music Managers Forum, a maior organização global de empresários musicais, contando com mais de 2.700 membros, entre eles representantes dos maiores artistas, compositores e produtores da atualidade, assim como os cantores Ney Matogrosso e Jão.

Na área de marcas e propaganda, estão confirmados Eduardo Tracanella, CMO do Itaú; Renata Gomide, VP do Grupo Boticário, e João Branco, eleito profissional de marketing do ano em 2021, CMO do McDonald's por oito anos e autor do livro "D[ê] Propósito". Jaqueline Weigel, futurista global e estrategista em Foresight e Futures Studies e única brasileira certificada na área pelo Center of Future Intelligence and Research, também estará no Rio2C 2024.

Representando os esportes, Cristiane Kajiwara, presidente da CBFA, Confederação Brasileira de Futebol Americano; Gustavo Herbetta, CMO do COB, e Fernando Scherer, empresário, palestrante, mentor de saúde mental e performance, também estão confirmados, assim como os influenciadores digitais Jojo Toddynho, Casimiro (CazéTV) e Blogueirinha. A lista será atualizada periodicamente no site www.rio2c.com.br/palestrantes.

MULHERES NO COMANDO

O Rio2C traz como destaque na programação desta edição, dois keynotes com lideranças femininas que vem transformando suas companhias e o mercado onde atuam.

Mary Ellen Coe atua desde 2022 como Chief Business Officer do YouTube, impulsionando a plataforma de streaming como o lar da "creator economy" e o epicentro da cultura, conteúdo, inovação e construção de negócios. Mary Ellen lidera todas as operações de negócios globais, conteúdo e parcerias de distribuição em várias áreas, assim como todo o ecossistema de monetização do YouTube, incluindo negócios de streaming como YouTube TV, YouTube Music e YouTube Premium, além de apoiar o negócio de publicidade da empresa. Fica também sob sua supervisão o Programa de Parceiros do YouTube, o maior ecossistema de parceiros de criadores, artistas e empresas de mídia ao redor do mundo.

Anteriormente, Mary Ellen atuou como Presidente das Soluções para Clientes do Google, supervisionando o negócio global de anúncios para empresas de médio e pequeno porte, atendendo milhões de clientes e milhares de parceiros em todo o mundo. Ela também serviu nos conselhos de administração da empresa multinacional de saúde Merck e da empresa de supermercados Whole Foods Markets antes de ser adquirida pela Amazon.
Jody Gerson assumiu em 2015 a posição de Chairman e CEO da Universal Music Publishing Group, e se tornou a primeira mulher CEO de uma empresa global de música e a primeira mulher a dirigir uma grande editora musical. Gerson fez história como a primeira executiva de editora e primeira mulher a ser nomeada 'Executiva do Ano' pela Billboard em sua lista Power 100.

Desde que se juntou à UMPG em 2015, a receita anual da empresa mais que dobrou e se tornou uma potência nos rankings de editoras, conquistando mais de 30% de share de mercado no Hot 100 da Billboard. Sob sua liderença a UMPG, que possui escritórios em mais de 40 países, ultrapassou a marca de quatro milhões de músicas gerenciadas e conta com católogos de alguns dos maiores astros da música mundial como, Elton John, U2, Taylor Swift, Harry Styles, Adele, Coldplay, Imagine Dragons, Metallica, Pearl Jam, e muitos mais.

Ela também liderou as aquisições históricas pela UMPG dos catálogos de Bob Dylan, Sting e Neil Diamond. Defensora das mulheres na música e defensora da educação, Gerson co-fundou a organização sem fins lucrativos global "She Is the Music" e serve nos conselhos da USC Annenberg Inclusion Initiative, The Rock & Roll Hall of Fame e da National Music Publishers' Association, entre outros.

Summits

Tradicionalmente abrindo a programação do Rio2C, serão três os Summits nesta edição. O Summit Creator Economy, em parceria com a Play9, irá discutir temas sob a ótica da construção e gestão estratégica de marcas, influenciadores, plataformas, reputação, mídia, dados e performance dentro dessa indústria. O Summit Brands&Co, que deixa de ser realizado com o Meio&Mensagem e agora é uma parceria com a Forbes, reunirá executivos de mídia, criativos, CMOs, influencers, agências, produtores, empresas de tecnologia e jornalistas para debater a mudança de hábitos de consumo de mídia e as novas plataformas, bem como os desafios para quem produz e distribui conteúdo. Já o Summit Sports Innovation, que conta com a parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), terá programação dedicada à tecnologia e inovação no mundo dos esportes, que envolvem todo o ecossistema formado por atletas, fãs, marcas, empreendedores e agentes. Serão abordados temas que vão do empreendedorismo à inteligência artificial, das tecnologias na saúde, condicionamento e bem-estar à neurociência, passando por questões sobre marketing esportivo, direitos de transmissão e streaming ao monitoramento de dados e performance.

Mercado

Dedicado à realização de negócios, o Mercado do Rio2C movimenta centenas de milhões de reais a cada edição. O evento reúne profissionais e empreendedores em busca de negócios e networking do setor de inovação/startups, game, editorial, música e audiovisual.

Nas Rodadas de Negócios, que conectam os players em reuniões exclusivas com proponentes de projetos de diferentes setores, a novidade é a rodada de música, que se complementa ao tradicional Pitching Show, abrindo mais possibilidades para novos artistas e projetos musicais. O Rio2C também gera oportunidades nos pitchings, oferece mentorias com especialistas do mercado e lança Desafios Corporativos.

Nesta edição, houve um número recorde em projetos inscritos, sendo 1.533 nos pitchings e 1.216 nas rodadas de negócios.

Encontros

Novidade na programação do Rio2C, os Meetups são encontros curados de 20 minutos com mesas redondas para conectar gravadoras, agregadoras, editoras, streamings, festivais, canais e agências de publicidade com os mercados de Games, Audiovisual, Marcas e Startups.

Além dos Meetups, o Rio2C segue com os pitchings:

  • Pitching Creator O que era exclusivo para empresas agora também está acessível diretamente a criadores independentes. Produtoras, estúdios e plataformas de streaming de grande e pequeno porte buscam projetos baseados em propriedades intelectuais de diferentes formatos. Desenvolvedores de games, podcast, websérie, curta-metragem ou qualquer tipo de autor de propriedade intelectual, terão a oportunidade de apresentar suas ideias a produtores e executivos do mercado audiovisual através dessa modalidade de pitching. Ele se dividirá em quatro segmentos: Podcast, Ficcão, Documentário/factual e Kids.
  • Pitching Editorial Promove a conexão entre autores, agentes literários, editoras e players do audiovisual. O objetivo da iniciativa é fomentar negócios no setor editorial, estabelecendo pontes entre autores independentes e agentes de editoras, conectando obras literárias ao segmento audiovisual para adaptações.
  • Pitching de Startups O Mercado de Inovação busca negócios de impacto que estejam engajados com um ou mais dos 17 (ODS) objetivos de desenvolvimento da ONU e alinhados às verticais da economia criativa. É focado em 3 verticais: Audiovisual e Games, Música e Entretenimento e Marketing.
  • PitchingShow Reúne os principais profissionais da indústria da música – gravadoras, rádios, plataformas digitais, empresários, curadores de festivais e jornalistas – para descobrirem os próximos grandes nomes do mercado. Com inscrição gratuita e logística paga pelo Rio2C, os 12 artistas escolhidos pela comissão da música e por voto popular fazem um pocket show para quem efetivamente pode mudar suas carreiras.

Palcos

  • GLOBAL STAGE – O mais heterogêneo de todos os palcos, o Global Stage promove a maior interseção entre os segmentos abraçados pelo evento. Situado na maior sala da Cidade das Artes, um auditório com capacidade para 1250 espectadores, reúne personagens nacionais e internacionais das áreas de tecnologia, inovação, ciência, audiovisual, música, games, mídia e marcas, sustentabilidade, educação e futuro do trabalho.
  • STORYVILLAGE – Segundo maior palco do Rio2C, com lotação máxima de 450 pessoas, o StoryVillage reverencia a arte da criação, da narrativa, dos roteiros, da composição, do traço e da fórmula, seja na concepção de uma série, de um filme, uma música, um livro, uma startup ou um projeto de arquitetura.
  • BRAINSPACE – Espaço dedicado a temas únicos sobre cérebro, criatividade e descobertas incríveis que surpreendem o público, o Brainspace tem a premissa de transformar a ciência em entretenimento.
  • HOUSE OF BRANDS – Palco das marcas, do marketing, da mídia, da publicidade e propaganda, o House of Brands traz as principais tendências, cases e transformações da área, nas vozes de executivos de marketing e comunicação, criativos, publicitários, produtores de conteúdo, jornalistas, artistas, influencers e gamers.
  • SCREENING ROOM – Destinado ao universo do audiovisual em todas as suas frentes, o Screening Room visa a estimular a reflexão sobre o segmento a partir de temas como plataformas de streaming, alternativas de financiamento, propriedade intelectual e coprodução, entre outros.
  • NEW FRONTIER – O New Frontier traz o futuro para o presente, analisando quem está por trás das mais novas tecnologias e como essas mesmas tecnologias impactam a vida cotidiana e transformarão o mundo como o conhecemos.
  • SOUNDBEATS – O Soundbeats discute o show business da música com temas atuais e urgentes como o streaming, lives, direito autoral, empresariamento, turnês e festivais.
  • FUTURE U – O Future U abordará temáticas e tendências sobre o futuro do trabalho, das empresas e da educação, com foco especial no idadismo, empreendedorismo, educação continuada, novas habilidades e profissões do futuro.
  • BIODOM – O Biodom engloba as tendências e desafios urgentes de fatores sociais e ambientais que podem impactar o futuro do planeta a partir de temas como a agenda ESG, meio ambiente, energia, diversidade, comunidades e cidades do futuro.
  • ARTS & CRAFTS – O Arts & Crafts aborda questões mercadológicas e conceituais da arquitetura, moda, design e artes. Entende desde a concepção à impressão de tempo e espaço; a importância artística para manutenção da identidade; a cadeia produtiva e geração de negócios, além da estética e o impacto desses setores na sociedade e na vida cotidiana.
  • GAME+ – O palco faz uma imersão na indústria dos games e esports e suas múltiplas conexões, sob diversos ângulos e visões. Reúne publishers, criadores, influencers, streamers, organizadores de ligas e eventos, times, artistas, instituições, grandes marcas, e os fãs para celebrar a indústria e suas conexões, bem como entender o futuro.
  • WRITER'S ROOM – O conteúdo apresentado no palco pretende aprofundar o olhar sobre a criatividade, as tendências, os negócios e a viabilidade econômica de cada obra, desde a concepção de uma ideia, passando pelos processos criativos e os meios de financiamento, até a sua transformação em uma obra audiovisual.
  • SOUNDBEATS II by POPLINE.BIZ – Em parceria com o Popline, o Soundbeats II by Poplinebiz é um novo espaço para Q&A e gravação de conteúdo com grandes nomes da indústria musical, incluindo artistas, empresários, executivos e produtores.
  • BITS – Broadcast Innovation & Tech Show – Espaço exclusivo para aproximação entre criadores de conteúdo e produtores com as novas tecnologias do setor audiovisual como ferramentas de construção e otimização de narrativas.

Grande público

Em 2024, o Rio2C Stage promete ser um dos principais pontos de encontros para o happy hour, nos seis dias de evento, com curadoria de gravadoras e agregadoras para montar um line up com diferentes cenas musicais brasileiras.

No fim de semana, no Festvalia, o público terá a chance de vivenciar experiências imersivas com games e realidade virtual e aumentada, além de assistir e participar de uma série de palestras, oficinas e masterclasses com grandes nomes da indústria criativa (a programação será anunciada mais adiante).

Para mais informações, acesse: www.rio2c.com.

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