O BrLab Rough Cut é um workshop especialmente dedicado a filmes de longa-metragem de toda América Latina, Península Ibérica e Itália que se encontrem em etapa de montagem e pós-produção, que foi criado em 2018 como um novo espaço dentro do BrLab. Os selecionados recebem consultorias de editoras e editores premiados, em sessões práticas realizadas na ilha de edição. Neste ano, os tutores serão Karen Akerman ("O Processo", "A Febre") e Willem Dias ("Meu nome é Bagdá", "Os Matadores"), e os títulos selecionados foram "A Voz de Deus", de Miguel Antunes Ramos, e "O Deserto de Akin", de Bernard Lessa.
Os longas serão ainda premiados com incentivos em parceria com as produtoras de pós-produção Mistika e DOT. A Mistika oferecerá um incentivo no valor de 35 mil reais em serviços de finalização de imagem e 50 horas de pós-produção de som, enquanto a DOT oferecerá um incentivo no valor de 35 mil reais em serviços de finalização de imagem.
Pela primeira vez, o BrLab Rough Cut se desdobra em uma segunda etapa, onde os filmes serão mostrados e discutidos com outros profissionais da indústria audiovisual do Brasil e do exterior. Entre os dias 24 e 28 de novembro de 2023, na cidade de São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte, ocorrerá a primeira edição do Work In Progress BrLab/Gostoso, onde os filmes trabalhados no BrLab Rough Cut serão exibidos para um seleto grupo de profissionais que possam, após as exibições, discutir e apontar caminhos criativos e comerciais para as obras.
Além do evento principal em São Paulo entre os dias 16 e 23 de novembro, neste ano o BrLab também realizará atividades em outros estados. Nos dias 14 e 15 de novembro, promoverá palestras no Rio Grande do Sul, em parceria como FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre), e em parceria com a Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso, promoverá um novo espaço a ser anunciado no Rio Grande do Norte.