Conhecimento sobre efeitos da pirataria poderia reduzir em mais de 50% o número de latino-americanos que a praticam

Um nova pesquisa online da Irdeto constatou que 70% dos consumidores latino-americanos pesquisados na Argentina, Brasil, Colômbia e México assistem vídeos pirateados. A pesquisa também concluiu que a educação sobre os danos causados pela pirataria poderia produzir bons resultados na região. Desses consumidores que assistem vídeos pirateados, mais da metade (59%) disseram que, se soubessem dos danos que a pirataria causa à indústria de criação de conteúdo, eles assistiriam menos ou parariam de assistir vídeos pirateados.

Nos países pesquisados pela YouGov online, consumidores com 18 a 24 anos de idade na Colômbia (91%), Argentina (89%), México (85%) e Brasil (78%) foram a faixa etária com mais participantes que admitiram assistir vídeos pirateados. No outro lado do espectro, consumidores com mais de 55 anos de idade foram os transgressores menos frequentes na Colômbia (56%), Argentina (40%), México (64%) e Brasil (39%).

Com base nas respostas, ficou claro que a educação nesses países pesquisados poderia ter um impacto importante na pirataria. México (67%), Colômbia (62%) e Brasil (62%) apresentaram parcelas igualmente altas de consumidores que pirateiam conteúdo e que parariam ou reduziriam essa prática se tivessem mais informações sobre os danos que a pirataria causa à indústria de mídia. Contudo, a pesquisa constatou que os consumidores residentes na Argentina não se preocupam tanto com o impacto negativo da pirataria, com apenas 43% indicando que esse conhecimento reduziria ou interromperia o consumo de vídeos pirateados.

Muitos dos consumidores latino-americanos que assistem conteúdo pirateado fazem-no plenamente cientes de que a prática é ilegal. Dentre os pesquisados, 75% dos consumidores latino-americanos dizem que o ato de distribuir ou produzir conteúdo pirateado é ilegal, mas apenas 60% acham ilegal fazer streaming ou download de vídeos pirateados. A pesquisa também constatou uma grande discrepância entre o número de consumidores colombianos que consideram ilegal fazer streaming ou download de conteúdo pirateado (54%) e os que afirmam que é ilegal produzir ou distribuir conteúdo pirateado (76%). De acordo com a Irdeto, isso indica a necessidade de empreender campanhas educativas na Colômbia para informar os consumidores sobre a ilegalidade do consumo de conteúdo pirateado.

Quanto aos tipos de conteúdo de maior interesse para os consumidores latino-americanos que pirateiam, séries de TV (22%), filmes atualmente em cartaz nos cinemas (21%) e edições de filmes em DVD (19%) foram as três categorias principais de conteúdo pirateado. Eventos esportivos ao vivo e edições de filmes em Blu-ray foram os menos pirateados, com apenas 8% e 6%, respectivamente. Mesmo sendo menos pirateados, os eventos esportivos são bem mais populares entre homens na América Latina. Dentre os participantes, 14% dos homens indicaram sua preferência por conteúdo pirateado de eventos esportivos ao vivo, comparado com apenas 3% das mulheres.

Tendências

Um novo ebook da Irdeto cobre algumas das tendências que moldarão a indústria de mídia e entretenimento no próximo ano. A Preview of Coming Attractions: What's Ahead for the Media and Entertainment Industry apresenta comentários de vários especialistas da Irdeto e de empresas referência no mercado, incluindo executivos da Twentieth Century Fox Film, MPAA, GoMedia, PlayKids, MTS, Foxtel, freenet TV e Vietnam Satellite Digital Television Company, LTD. Os tópicos incluem colaboração da indústria no combate à pirataria, uma abordagem 360 graus para antipirataria, a técnica de marca d'água como uma das preferidas para segurança, inovação em vídeo IP e UHD 4K, desafios e oportunidades para lidar com mudanças nos hábitos dos consumidores e disruptores-chave prontos para agitar o mercado.

O ebook completo está disponível neste link.

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