Documentário "Cibernéticas" tem sessão gratuita na Cinemateca 

Documentário "Cibernéticas" (Foto: Divulgação)

Comemorando o Mês das Mulheres, a Deusdará Filmes promove uma pré-estreia gratuita do documentário "Cibernéticas", de Graziela Mantoanelli, no próximo dia 15 de março, às 19h, na Cinemateca Brasileira (SP). Em breve, o conteúdo estará disponível gratuitamente no Canal Futura/Globoplay. O filme conta com patrocínio da Unisys, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e discute a equidade de gênero e a experiência das mulheres na educação e no mercado de trabalho no campo da tecnologia. O evento é aberto ao público em geral, e também contará com a presença da diretora e de convidados.

Um filme-manifesto por aumento da presença feminina no universo da tecnologia, impactando o desenvolvimento social, econômico e cultural, o documentário conta com depoimentos de mulheres que se destacam na área, como Aildes Monteiro (Gerente de Projetos na Unisys), Camila Achutti (fundadora e CEO do MasterTech), Emmanuelle Richard (desenvolvedora de fintech), Isabelle Christina (líder do Projeto Meninas Negras), Liane Tarouco (professora da UFRGS e precursora do movimento de internet no Brasil), Silvana Bahia (coordenadora do PretaLab) e Soraya Medeiros (doutoranda em ciências da computação no Instituto Metrópole Digital em Natal – RN).

Ao explorar as dificuldades e desafios que as profissionais enfrentam no mercado da tecnologia, o filme busca inspirar meninas e mulheres de todo o Brasil a buscar seu espaço na área da tecnologia. Atualmente as mulheres ocupam menos de 40% das posições nesse setor, de acordo com a Brasscom. "?O incentivo ao aprendizado da linguagem computacional pode significar para muitas meninas uma janela de oportunidade para o futuro, já que a tecnologia tornou-se um importante funil de acesso ao mercado de trabalho. Por isso a urgência em criar espaços que permitam que meninas, jovens e mulheres se vejam atuantes na área?, diz Graziela.

O projeto conta com o patrocínio da Unisys pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e inclui filme, podcast, reportagens e ações educativas e de mobilização social. E, com o patrocínio da Unisys, o documentário será lançado em 15 de março na Cinemateca. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui