Exportações audiovisuais publicitárias crescem 50% em 2023

(Foto: vectorjuice/ Freepik)

Nos últimos anos, as exportações da indústria audiovisual publicitária vinham se recuperando lentamente dos efeitos da pandemia. Porém, dados de Registro da Ancine juntamente com um novo levantamento realizado com as empresas participantes da FilmBrazil – plataforma de internacionalização da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – revelam que o setor cresceu 50% em 2023 em comparação a 2022. 

Segundo as informações das instituições, o número de projetos orçados em 2023 foi de 1036, dos quais efetivamente 495 (47,7%) foram realizados e exportados, gerando assim um total de USD 51,1 milhões em 2023. Os dados também mostram que as cidades que mais atuaram com serviço de produção em 2023 foram São Paulo, com 25%, e Rio de Janeiro, com 16%. Já os países que mais importaram projetos brasileiros foram Estados Unidos (21%), Reino Unido (10%) e Argentina e Espanha (ambas com 6%).

"Em sete anos de mensuração de dados, o maior valor de exportação que tivemos foi em 2018, com USD 48,8 milhões. O ano passado representou um grande salto, ultrapassando os patamares pré-pandemia, algo que estávamos confiantes que aconteceria. E credito isso à retomada dos esforços de promoção comercial em parceria com a ApexBrasil, somado à taxa cambial favorável aos projetos internacionais e maturidade internacional das nossas produtoras. E não podemos esquecer dos nossos talentos. Temos hoje uma safra de Diretores com grande potencial. Agora, para 2024, nosso objetivo é dar continuidade a essas iniciativas para que continuemos a ter bons resultados", comenta Marianna Souza, presidente da APRO e gerente executiva da FilmBrazil.

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