Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) TV Cultura exibe concerto dos 60 anos da Fapesp, na Sala São...

TV Cultura exibe concerto dos 60 anos da Fapesp, na Sala São Paulo

A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) celebrou seus 60 anos na última segunda-feira, dia 30 de maio, com um concerto na Sala São Paulo que reuniu, pela primeira vez, a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP), o Coro Contemporâneo de Campinas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo e o Grupo de Percussão do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com regência de Luiz de Godoy. A apresentação especial poderá ser vista no programa “Clássicos”, da TV Cultura, neste sábado, dia 4 de junho, a partir das 22h30. 

A primeira parte do concerto homenageou os mais de 660 mil brasileiros mortos na pandemia de COVID-19, com a apresentação do “Réquiem”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), e “Lux Aeterna”, última parte do
“Réquiem em ré menor”, que o Padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) compôs para as exéquias de D. Maria I.

Na segunda parte, o concerto saudou a vitória da ciência na luta contra o vírus e a retomada da vida social e econômica com “Concerto para violão e orquestra”, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959); “Dança brasileira” e “Dança selvagem”, de Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993); “Passarim”, de Antônio Carlos Jobim (1927-1994) e “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso (1903-1964).

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, foi criada há 47 anos. Realizou diversas turnês internacionais e nacionais, lançou oito álbuns, organizou concursos de composição, participou de montagens de óperas e se apresentou com alguns dos mais celebrados regentes e solistas do Brasil e do mundo.

O Coral Paulistano, formado em 1936 por Mário de Andrade, foi um dos desdobramentos do movimento modernista e da Semana de Arte Moderna de 1922. Tem como regente titular Maíra Ferreira, bacharel em regência e em piano pela Unicamp, com mestrado em regência pela Universidade Butler, em Indianópolis, nos Estados Unidos.

O Coro Contemporâneo de Campinas é o resultado de iniciativa do maestro Angelo José Fernandes, docente do Departamento de Música, com alunos de canto, instrumento, regência e composição dos cursos de música do Instituto de Artes da Unicamp. Fernandes também dirige o Ópera Estúdio Unicamp.

O Grupo de Percussão do Instituto de Artes (Piap) da Unesp, criado em 1978, é formado por alunos do Curso de Bacharelado em Percussão da Unesp.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile