FAM 2021 divulga filmes selecionados

O 25º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2021 Reflexão terá uma edição distinta em formato online, entre os dias 23 e 29 de setembro, com oito mostras competitivas (Work in Progress, Videoclipe, Infantojuvenil, Curtas Catarinense, Curtas Mercosul, Longas Ficção Mercosul, DOC-FAM e Rally Universitário) e uma Mostra Convidada de Animação, não-competitiva.

Este ano, das oito mostras competitivas, quatro delas tiveram inscrições (Work in Progress, Videoclipe, Curtas Catarinense e Infantojuvenil) e as outras quatro foram por convite realizado pela curadoria do Festival (Rally Universitário, Curtas Mercosul, Longas Ficção Mercosul e DOC-FAM).

Os filmes que farão parte da Mostra Curtas Mercosul estão em curadoria com instituições internacionais parceiras e em breve serão divulgados, assim como os representantes da Mostra Convidada Animação. As outras sete mostras que serão exibidas este ano contam com 33 filmes de nove países.

A organização do Festival segue na busca por mais apoiadores para sua realização e aceita doações através do "Colabore". "É com muito carinho que fazemos cada seleção, pensando na experiência do público, o momento de cada produção, como podemos colaborar com cada trajetória e tantos outros cuidados. Este ano tivemos recorde de inscrição de videoclipes e filmes para a infância e juventude, muitos pedidos para seleção de filmes convidados, em um trabalho que foi muito intimista, junto à equipe do festival, já que seguimos o evento com 10% do orçamento captado", ressalta Marilha Naccari, diretora de Programação do FAM.

De acordo com a diretora, é preciso que todos reflitam em como trabalhar de forma mais propositiva, juntos, para um mundo mais igualitário. "Entendemos as aflições dos realizadores e compartilhamos também as nossas. Esperamos que os filmes façam cada um refletir sobre as alegrias representadas, as dores e todas as discussões que podemos construir com cada narrativa. Desde já convido vocês para vivenciarem o festival assistindo aos filmes e também participando dos bate-papos que teremos com os realizadores", diz Naccari. 

Programação 

Temas como esperança, amizade, bullying, lendas da Amazônia, descobertas e aquecimento global estão entre os assuntos em foco dos seis filmes selecionados para a Mostra Infantojuvenil,comcurtas-metragens que representam a Argentina, Brasil e Uruguai. São eles: "4 Bilhões de Infinitos", de Marco Antonio (São Paulo, Brasil); "A Menina e o Velho", de Luciano Fusinato (Santa Catarina, Brasil); "Clara de Huevo", de Sol Infante Zamudio e Andrea Treszczan Azar (Uruguai); "Jamary", de Begê Muniz (Manaus, Brasil); "Olho Além do Ouvido", de Bruna Schelb Corrêa e Luis Bocchino (Minas Gerais, Brasil); e "Pingüino y ballena", de Ezequiel Torres e Pablo Roldán (Argentina). 

A Mostra Videoclipe completa cinco anos na programação do FAM e foram selecionadas seis produções da Argentina, Colômbia e Brasil (estados do Maranhão, Minas Gerais e São Paulo). São elas: "Breathe"- Francesco Santalucia, com direção de Fernando Haddad e Larissa Korolkovas (SP – Brasil); "Chapadô"- Lutty part. Jeffy e The Bochado, com direção de Guilherme Jardim e Samuel Fávero (MG e SP – Brasil); "Joven Consciente" -Ha'e Kuera Ñande Kuera, com direção de Fernando Paul Wheden (Argentina); "Rolowood" – El Venue, com direção de Carla Melo (Colômbia); "Sinal Fechado" – Getúlio Abelha, com direção de Lucas Sá (MA – Brasil); e "Tirem as Cercas" – Regiane Araújo Part. Núbia e Débora Melo, com direção de Thais Lima (MA – Brasil). 

Pelo terceiro ano consecutivo, o FAM vai exibir filmes que ainda não foram finalizados na Mostra Work in Progress – WIP. Os seis filmes selecionados vêm do Uruguai, Argentina, Equador, Brasil, Peru e há uma coprodução Argentina, Bolívia, Brasil e Colômbia. Metade deles é dirigida por mulheres. Uma das produções participou dos pitchings do Encontro de Coprodução do Mercosul em 2019 e agora volta ao FAM para ser exibida. Os títulos são: "Ese soplo", direção de Valentina Baracco Pena – Uruguai; "La Danza de Los Mirlos", direção de Alvaro Luque – Peru; "Las Fronteras se Movian", direção de Marina Belaustegui Keller – Argentina; "Los de Abajo", direção de Alejandro Quiroga Guerra – Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia; "Puka Urpi", direção de Segundo Fuérez – Equador; "Vai e Vem" (Título Provisório),direção de Fernanda Pessoa e Adriana Barbosa – Brasil. 

Na Mostra Rally Universitário serão exibidos os quatro filmes vencedores na atividade de formação realizada pelo FAM: "El gran día", com direção de Hanna Valentina Gómez; "E quem vai dizer?", com direção de Guilherme Inã Ferreira; "Luto", com direção de Edu Camargo; e "Sociedade Etiquetada", comdireção de Helena Creczynski. 

AMostra Curtas Catarinensedeste ano exigia filmes em première e foram selecionadas cinco produções, sendo três delas dirigidas por mulheres. Os títulos são "A Árvore de Alfajor", com direção de Marcela Soares (Florianópolis e São José); "Entrando no País das Maravilhas", com direção de François Muleka (Florianópolis); "Espelho Espelho Meu", com direção de Laura Bassani (Palhoça); "eth_OS", com direção de Victor Galles (Palhoça, Florianópolis e Bauru -SP); e "Les Petits Rats", comdireção de Bruna Boita Meoti (Chapecó e Pinhalzinho). 

A Mostra de Longas (Ficção e DOC) vai exibir seis filmes. Este ano, as produções foram escolhidas através da curadoria da Panvision. Na DOC-FAM, mostra de documentários, dois filmes são estreias e retornam ao festival, agora para todo o público, depois de passaram pelo Encontro de Coprodução do Mercosul em 2019: "Iwianch, el Diablo Venado", com direção de José Cardoso (estreia nacional) e a coprodução Colômbia/México "El Film Justifica los Medios", com direção de Juan Jacobo Del Castillo, que faz sua estreia mundial. Completa a lista o filme brasileiro "O Amor Dentro da Câmera", com direção de Jamille Fortunato e Lara Beck Belov.

Na Mostra Longas Ficção Mercosul são duas estreias. O filme chileno "Matar Pinochet", com direção de Juan Ignacio Sabatini e estreia no Brasil, e o catarinense "Achados não procurados" (foto), com direção de Fabi Penna, que terá estreia mundial. Completa a seleção dos longas a coprodução Brasil/Uruguai "A Teoria dos Vidros Quebrados", com direção de Diego Parker.

"Nos seus 25 anos de história seguimos acompanhando a evolução do cinema latino-americano e de nossa produção local. É muito gratificante poder contar com filmes de diretores que já fazem parte da trajetória do FAM em tantos diferentes papéis, diretor que estreou seu primeiro curta no festival e retorna pela segunda vez com longa-metragem, com produções que nasceram de encontros no festival, filmes que se fortaleceram no ECM, evento de mercado do Mercosul no FAM. E claro, é muito importante realizar a estreia mundial do longa-metragem catarinense de uma diretora estreante", finaliza Naccari.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui