Turner briga com o Ibope

A Turner Broadcasting System (TBS) Latin America divulgou um comunicado oficial avisando que passou a depositar em juízo o pagamento que lhe cabe para o Ibope, referente às pesquisas de audiência que o instituto faz na Argentina e no México. A Turner declara-se por "insatisfeita com a condição e o desenvolvimento da medição do Ibope International na Argentina e México, relacionados à medição acurada e relatórios de audiência para as redes pan-regionais internacionais de cabo/satélite". Entre as queixas da programadora, estão o uso de quatro "meters" diferentes nas aferições, as estimativas do cabo na Argentina que estariam sendo sub-avaliadas em pelo menos 10% e a representação das classes ABC1 não estratificada. "O Ibope foi avisado antecipadamente sobre nossas preocupações e tem sido muito lento em mudar para um único modelo de medidor", disse David Woolfson, vice-presidente sênior de pesquisa global da Turner Broadcasting System International, Inc. "A situação piorou em janeiro passado, quando o Ibope adquiriu a ACNielsen Latin America e adicionou ao sistema de medição na Argentina seus múltiplos sistemas. Isto foi feito sem aviso prévio ao cliente e sem pesquisa documentada sobre os efeitos e diferenças que os vários sistemas de medição podem causar na cooperação, audiência e informação reportada". Ainda no comunicado, a Turner diz achar prematura a divulgação, pelo Ibope, de informações sobre a audiência dos canais no Brasil, que, segundo a empresa, ocorreria agora em setembro. De acordo com Flávio Ferrari, diretor comercial do Ibope no Brasil, não procede a informação de que o instituto começa a medir audiência dos canais pagos neste mês. Segundo ele, a medição "provavelmente ocorrerá até o final deste semestre, mas não na data prevista".

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