De janeiro a julho, foram vendidas mais de 9 milhões de TVs no Brasil, aponta GfK

Mesmo em ano de Copa do Mundo, o mercado mundial deve registrar uma retração de 1% na venda de TVs de tela fina em 2014, contra um crescimento de 3% no faturamento registrado no ano passado. No Brasil, no entanto, as vendas desses aparelhos, impulsionadas pelo campeonato, subiram 39% em volume até julho. De janeiro a julho deste ano, foram vendidas mais de 9 milhões de TVs, com pico de vendas em maio, quando os consumidores compraram quase 2 milhões de unidades.

Um levantamento divulgado pela GfK nesta quinta, 2, aponta ainda que o crescimento de vendas foi maior entre as TVs de Plasma e de 50 ou mais polegadas, indicando que os consumidores deram mais importância a preço e tamanho do que a características técnicas – uma TV de 50” de plasma custa cerca de 35% menos que uma de LED/LCD do mesmo tamanho. De janeiro a julho de 2013, as vendas de TV de Plasma representavam 5% das vendas brasileiras de TVs de tela fina em volume. Em igual período de 2014, esse índice subiu para 15%.    

A participação da América Latina no mercado global de TVs vem crescendo ano a ano: em 2009 representava 4 pontos percentuais em volume e subiu para 12 pontos percentuais em 2013.

Entre os entrevistados que disseram ter comprado uma TV nos últimos seis meses, 64% aproveitaram uma promoção da Copa do Mundo. Como motivo da compra, 40% alegaram a necessidade de substituição de um aparelho ultrapassado e 36% citaram como razão a compra de um aparelho adicional.

Quando avaliadas as vendas de TVs por regiões do Brasil, constata-se que a maior contribuição em volume, entre janeiro e julho de 2014, veio do Norte e Centro-Oeste, com crescimento de 8,2%. Na pesquisa que perguntou que item você comprou nos últimos seis meses, no Norte e Centro-Oeste, 37% responderam TVs, enquanto essa porcentagem ficou em 31% em todo o país e em 29%, no Sudeste.

No mercado global, uma tendência a ser acompanhada é a de crescimento do mercado de TVs Ultra HD. Ainda incipiente em todo o mundo – no Brasil representa 0,2 das vendas em volume.

Apesar do cenário incerto da economia brasileira, os consumidores manifestam intenção de comprar produtos eletrônicos em futuro próximo. A pesquisa da GfK de agosto deste ano mostra que mesmo com após as vendas da Copa do Mundo 30% dos entrevistados pretendem comprar uma TV de tela fina nos próximos seis meses (eram 32% em outubro de 2013).

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