Ministério da Cultura retomará editais para o audiovisual

Em entrevista publicada no site do Ministério da Cultura, a secretária do Audiovisual, Mariana Ribas, afirmou que é prioridade na atual gestão a retomada do programa de editais. Segundo ela, o desejo é retomar os editais de produção de curtas, mostras e festivais e de filmes de baixo orçamento. "Estamos em fase de levantamento de informações para, ainda no primeiro trimestre, fazer a divulgação das linhas de ação, valores e previsão de cronograma para 2017", disse a responsável pela Secretaria do Audiovisual (SAv).

Para ela, este tipo de política pública precisa ter temporalidade. "Se há um programa de fomento que é divulgado todo ano, num determinado período, os produtores conseguem se programar. O que falta é continuidade das políticas públicas", explicou.

Ela destacou ainda as atividades da Cinemateca Brasileira e o Centro Técnico Audiovisual (CTAv), que "precisam de uma atenção muito especial". Sobre a primeira, lembrou que foi feita uma licitação para a sua gestão por meio de um OS (Organização Social), vencida pela Acerp, a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto. "Neste momento, estamos na fase de elaboração da minuta do contrato, ou seja, pela primeira vez, o ministério vai trabalhar com uma gestão por meio de uma OS. A previsão é que eles assumam a Cinemateca em abril deste ano. A Cinemateca não tem personalidade jurídica e a ida de uma OS dá um pouco mais de liberdade para o espaço. Uma OS, por exemplo, pode captar recursos por meio da Lei Rouanet".

Sobre o CTAv, ela explica que a ideia, assim como para a Cinemateca, é potencializar o espaço. "Temos que trazer mais projetos, pensar além do atendimento que nós já fazemos nesses dois espaços para aumentar a formação e o suporte aos produtores", diz.

Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui