Paramount+ estreia produção original nacional "Escola de Quebrada"

Cena do filme "Escola de Quebrada", do Paramount+ (Foto: Divulgação)

Já está disponível no Paramount+ o novo longa-metragem original da plataforma de streaming, "Escola de Quebrada". O filme é a segunda produção cinematográfica da divisão de estúdios da Paramount produzido no Brasil. O projeto é uma parceria com KondZilla – em sua primeira experiência com um longa -, com criação de Kaique Alves e direção de Alves e Thiago Eva.

"Escola de Quebrada" é uma comédia juvenil que retrata a cultura jovem das favelas de São Paulo, onde a presença do funk brasileiro tem uma grande influência no estilo: o jargão, a estética, a roupa, a música e no humor único e original.

O filme conta a história de Luan (Mauricio Sasi), um jovem estudante de escola pública da Zona Leste de São Paulo que, cansado de sempre ser excluído dos grupinhos e, principalmente, ser invisível aos olhos de Camila (Laura Castro), quer ser respeitado e popular. Mas nesse universo, essa missão não parece ser tão simples. Na tentativa de fazer parte de algum grupo, Luan consegue ter a inimizade de todos e até coloca em risco o amado campeonato de futsal da escola. Para fugir dessa bagunça, ele vai precisar da ajuda de seus amigos Rayane (Bea Oliveira) e David (Lucas Righi). Juntos, eles encontram uma maneira de salvar o campeonato e obter a tão desejada atenção de Camila – ou pelo menos é o que Luan pensa.

O elenco também conta com: Pathy Dejesus, Rogério Brito, Oscar Filho, Helião, Mawusi Tulani, Jéssica Barbosa, Cleide Queiroz, Aysha Nascimento, Juan Queiroz, Laura Castro, Nina Baiocchi, Hugo Gomes, Felipe Kott, Kekel Souza e Rub Brown.

"Escolhi fazer esse filme porque cresci assistindo a filmes de escola e nenhum deles retratava especificamente uma escola de quebrada. Eram sempre lugares de classes sociais mais altas. Eu queria me sentir representado. Comecei a filmar jovem, com 14 anos, e sempre quis fazer um filme assim. Ele é feito para entreter. Eu me baseei muito na série 'Todo Mundo Odeia o Chris', que eu assistia quando era mais novo, todos os dias quando chegava da escola. Essa foi a referência principal", contou Kaique Alves, criador e diretor, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, dia 3 de março. 

"Além disso, a maior parte das produções 'de quebrada' são no Rio de Janeiro. Mas somos de São Paulo e ajudamos a construir a narrativa do funk da cidade. Então queria levar tudo isso para a tela – com gírias, referências, todos os detalhes. E me preocupei muito em trazer grandiosidade para coisas simples que, na verdade, são grandiosas para quem está na escola. Como a preparação para o primeiro dia de aula – separar a roupa, cortar o cabelo, deixar tudo pronto. Aquilo era muito importante e, para quem está nessa fase, é muito importante", completou. 

"Estamos num caminho de trabalhar a representatividade, entender, tirar os estereótipos. É um processo de ganho. 'Escola de Quebrada' traz essa mescla grande e potente da quebrada e que precisa ser retratada. São personagens de diferentes universos e referências. Isso é importante. Pode ser um degrau que subimos para empatar essa disputa e representar de forma mais sincera a quebrada, como ela merece", pontuou o ator Mauricio Sasi. "É um filme de quebrada sem nenhuma gota de sangue derramada. Temos que mostrar essa violência nos filmes, claro, porque ela acontece. Mas tem o outro lado – da alegria, jovialidade, diversão, toda essa parte mais colorida da quebrada. É uma honra e uma responsabilidade muito grande estar nesse projeto. Espero que seja um divisor de águas para inspirar novas produções nesse sentido", complementou a atriz Laura Castro. 

"Ficamos anos trabalhando para alcançar esse lugar de realizador, produtor, tentando imprimir as quebradas da quarta maior cidade do mundo dentro das telas. Por isso fico tão feliz com esse projeto. Estamos preparados para novas versões ou temporadas, ou ainda trabalhar com outros formatos. Estamos experimentando", adiantou o produtor audiovisual Kond. "O filme traz essa função do entretenimento de entregar a mensagem ao mesmo tempo em que diverte as pessoas. Não é só a mensagem ou só a diversão", concluiu. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui