Cineasta Newton Cannito anuncia projeto social e filme sobre a tragédia de São Sebastião

O cineasta e escritor Newton Cannito (Foto: Reprodução)

A tragédia de São Sebastião e região é um dos maiores desastres causados ela chuva nas últimas décadas no Brasil. Além da destruição ambiental e econômica, a mais trágica foi a perda de vidas humanas. O cineasta e escritor Newton Cannito ("Unidade", "Utopia Brasil", "A Suspeita", "Bróder"), montou um projeto que visa resgatar o sonho das pessoas atingidas pelo ocorrido. 

"Voltar a Sonhar" é um método de reinvenção pessoal que ajuda a superar traumas da tragédia para voltar a imaginar um futuro melhor e reconquistar a esperança – energia que será muito necessária para a reconstrução da cidade e da vida das vítimas. O processo começa com as pessoas dando depoimentos sobre sua história de vida. Depois, relatam o desastre e passam por processos terapêuticos para lidar com o trauma. E, por fim, terminam imaginando um futuro melhor para sua cidade e suas vidas. O "Voltar a Sonhar" ainda irá oferecer cursos e vivências gratuitos para a população local que deseje participar. A primeira turma acontecerá durante a Páscoa, na Residência Criativa da Utopia Brasil, em São Sebastião.   

Além disso, já está disponível o curso pré gravado "Sua Vida é um Filme", que ensina a lidar com traumas e será oferecido à população de São Sebastião pelo preço simbólico deum real (necessário mandar comprovante de endereço para o e-mail saosebastiao2030@gmail.com). Os alunos interessados terão também sessões de acompanhamento e podem se cadastrar para dar entrevistas mais aprofundadas. Para pessoas de outras regiões, o curso será cobrado normalmente e toda a verba arrecadada será doada para financiar o "Voltar a Sonhar".

O filme 

Todo esse processo será acompanhado e registrado no documentário "São Sebastião em 2030", que já começou a ser captado. O filme irá ouvir as vítimas novamente nos próximos meses, se aprofundando nas histórias de vida, mostrando as superações e começando a imaginar o futuro.

A idealização é do Movimento Utopia Brasil e a produção é da Fábrica de Ideias Cinemáticas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui