Regulação do VOD, valorização da autoria, diversidade e o futuro do cinema: os principais debates do Rio2C para o audiovisual 

Próxima edição do Rio2C acontece entre os dias 11 e 16 de abril (Foto: Divulgação)

As principais tendências, debates e expectativas bem como temas controversos do audiovisual estarão presentes na edição deste ano do Rio2C, que acontece na Cidade das Artes, de 11 a 16 de abril, e reunirá representantes de toda a cadeia – de executivos de estúdios, streamings e TVs aos do setor público, passando pelos talentos que atuam em todas as frentes do audiovisual brasileiro e internacional. O conceito de soft power que se traduz, de maneira resumida, na forma como uma nação projeta culturalmente a sua imagem para o resto do mundo – é o tema norteador desta edição.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, fará no dia 12, quarta-feira, a palestra de abertura da programação da Conferência, na qual, junto aos demais secretários da pasta, falará sobre a volta do MinC, as ações prioritárias do Ministério e a retomada do investimento no setor cultural. No mesmo dia, acontece o debate "Regulação do VOD – Como ampliar a presença do conteúdo brasileiro", que discutirá as melhores políticas para garantir e ampliar a participação de conteúdo brasileiro, proteger os direitos autorais e equilibrar a concorrência no mercado de streaming, incluindo a coleta e disponibilização de dados para fins regulatórios. Participarão deste painel a Secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga, o diretor da Ancine Tiago Mafra e advogadas e executivos do audiovisual. 

A valorização da autoria nas obras audiovisuais, especialmente para streaming, estará em pauta em dois painéis. As mesas "Como criar uma indústria movida a propriedade intelectual", no dia 13, e "Valorização da autoria – Como fortalecer a identidade do audiovisual brasileiro?", no dia 14, reunirão roteiristas, produtores, diretores e advogados com experiência na área para discutir o estágio atual e os próximos passos dessa luta. 

O aumento da diversidade e da inclusão na frente e atrás das câmeras será debatido nos painéis "Lições e novos caminhos para a diversidade no audiovisual", no dia 12, e Reimaginando o Brasil nas telas – Vozes emergentes e poderosas", no dia 14. 

A busca por novas formas de financiamento e compartilhamento de riscos voltou a ganhar destaque no setor audiovisual global – e esse será um dos grandes temas do Rio2C, que contará com executivos dos principais estúdios nacionais e estrangeiros, plataformas de VoD e também com especialistas em financiamento, fundos e investimentos, como a alemã Juliane Schulze, consultora de instituições de financiamento e agências de negócios europeias e internacionais, que falará sobre fontes alternativas de financiamento no painel "Do propósito ao pitch: como atrair investimentos para o audiovisual", no dia 13. 

O cenário atual de coproduções internacionais e os desafios para os criadores da América Latina atingirem audiências internacionais serão discutidos no painel "Obras globais e talentos locais – O olhar dos executivos-criativos para a América Latina", no dia 13. 

O painel "O futuro do cinema e como qualificar a experiência cinematográfica", no dia 14, irá debater as mudanças e tendências na indústria do cinema e como elas afetam a relação com o consumidor. Os desafios e oportunidades que surgem a partir do lançamento de novas tecnologias, os modelos de distribuição e consumo de conteúdo, estratégias para qualificar a experiência cinematográfica serão tópicos da conversa. 

O diretor brasileiro Fernando Meirelles e o produtor canadense Niv Fichman estarão à frente da conversa de encerramento da Conferência, na qual celebram a amizade que começou com a adaptação cinematográfica de "Ensaio sobre a Cegueira" e ainda segue hoje com a realização do projeto "The Sympathizer", série para a A24 e HBO, protagonizada por Hoa Xuande, Robert Downey Jr. e Sandra Oh. Pam Kaufman, presidente e CEO de Mercados Internacionais e Licenciamento Mundial de Produtos e Experiências da Paramount, fala de sua trajetória como líder de uma das maiores empresas de entretenimento do mundo e sua visão estratégica sobre o futuro do audiovisual. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui