Governo de SP levará até 20 empresas para os festivais de cinema e publicidade de Cannes 

(Foto: Divulgação)

O Governo de São Paulo levará até 20 empresas paulistas para os festivais de cinema e publicidade de Cannes, na França. As empresas interessadas devem consultar o regulamento e se inscrever pelo site da InvestSP até o dia 16 de abril e 16 de maio, respectivamente, para cada festival. As missões empresariais serão realizadas pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Além de incentivar a troca de conhecimentos, a iniciativa busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural.

Esta será a primeira missão do CreativeSP para o Festival de Publicidade Cannes Lions, que acontece entre os dias 17 e 21 de junho. Por outro lado, o programa esteve presente nas duas últimas edições do Festival de Cinema de Cannes, que, em 2024, acontecerá entre os dias 14 e 25 de maio. A projeção de negócios gerados pelas empresas participantes do CreativeSP em 2022 e 2023 passa de R$ 225 milhões. 

As companhias selecionadas terão a oportunidade de participar do Marché duFilm, espaço no qual produtores, distribuidores, investidores e representantes de festivais do mundo todo se encontram para fazer negócios. O CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. O programa ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.

Até R$ 2,5 bilhões em negócios na indústria cultural 

Em 2023, o CreativeSP levou 80 empresas da indústria cultural para nove grandes eventos: SXSW (EUA), GDC (EUA), Festival de Cinema de Cannes (França), Gamescom (Alemanha), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), Festival de Cinema de San Sebastián (Espanha), Womex (Espanha), Web Summit Lisboa (Portugal) e Ventana Sur (Argentina).

A projeção de novos negócios gerados pelas empresas participantes é de R$ 404 milhões. Os resultados levaram o Governo de SP a prorrogar o CreativeSP até 2028 – a expectativa é que, até lá, o programa injete cerca de R$ 2,5 bilhões na indústria cultural paulista. Em 2024, já foram realizadas três missões: Festival de Cinema de Berlim (Berlinale), na Alemanha, South by Southwest (SXSW) e Games DevelopersConference (GDC) – ambos nos Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui