Publicidade
Início Pay-TV Decisões de TVA e Net levam à adoção de um padrão aberto

Decisões de TVA e Net levam à adoção de um padrão aberto

Se Net Serviços e TVA de fato implementarem os sistemas digitais com base no padrão DVB, como os acordos firmados com a Nagra indicam, será virtualmente impossível algum outro operador de cabo partir para uma solução diferente, já que não haverá escala no Brasil que justifique outro caminho. A Net tem 1,35 milhão de assinantes de cabo. A TVA tem pouco menos de 300 mil (somando MMDS e cabo). Hoje as plataformas de DTH já são DVB no Brasil e somam cerca de 1,2 milhão de assinantes, assim como as plataformas digitais de alguns operadores de MMDS. A Horizon, por exemplo, provavelmente seguirá a decisão de Net e TVA.
A briga, agora, será entre os fabricantes de caixas e equipamentos de headend com soluções DVB para ver quem consegue chegar ao melhor preço. Apesar de a Net ter firmado, inicialmente, com a Thomson, e a TVA com a DMT, e ambas com a Harmonic, não há exclusividade. As duas operadoras trabalharão com vários níveis de sofisticação das caixas, cada uma com uma funcionalidade diferente, o que mantém aberta as portas aos fornecedores. Também está aberta a temporada de busca por aplicações digitais e, principalmente, por conteúdo.

De fora

Dois dos principais fornecedores de sistemas de headend e caixas no Brasil e no mundo, Motorola e Scientific Atlanta, ficaram fora das decisões da Net e da TVA. Ambas trabalham prioritariamente com sistemas proprietários. Mas isso não quer dizer que as empresas desistirão do mercado brasileiro. Ambas têm planos de trazer suas soluções DVB vendidas na Europa para o Brasil. O problema é que será necessário adaptar a caixa, que nos países europeus trabalham com canais de 8 MHz. No Brasil, o padrão dos canais é de 6 MHz.
A S-A aposta ainda nas soluções da Barco (empresa que adquiriu recentemente e que tinha uma forte linha de quipamentos DVB) para se consolidar como fornecedora de equipamentos digitais para os headends das operadoras.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile