Uso do LTE impulsiona vídeo móvel

Em uma pesquisa que confirma a lógica de que uma melhor banda larga vai levar a mais consumo de vídeo digital, verifica-se que os assinantes móveis em redes LTE são 1,5 vezes mais propensos a assistir a vídeos do que assinantes em redes 3G.

De acordo com o relatório Citrix Móvel Analytics, os assinantes LTE também assistem vídeos mais longos – 76% dos telespectadores da Netflix assistem mais de cinco minutos em redes LTE, mas apenas 65% o fazem em 3G.

"Proporcionar os operadores de rede com uma visão sobre os tipos e volumes de conteúdo os assinantes de serviços móveis estão consumindo os ajuda a identificar tendências no comportamento do assinante e ajustar suas redes de acordo", disse Mark Davis, diretor sênior de marketing de produtos para plataformas de prestadores de serviços da Citrix. "A experiência de dados móveis continua a ser um dos principais contribuintes para a satisfação ou a falta dela para o assinante. Conhecimento sobre a forma como a rede está sendo utilizada, combinado com as ferramentas para melhorar a experiência móvel de dados são fundamentais para o estabelecimento de um serviço de dados diferenciado."

O relatório também aponta que rede social é a mais popular categoria de aplicativos móveis, com 40% dos assinantes de telefonia móvel se envolvendo diariamente. De fato, 47% dos dados de redes sociais pode ser atribuída ao vídeo, e 40% a imagens.

"Nossa análise mostra que a forma mais popular de usar os nossos dispositivos móveis é apoiar os nossos interesses em redes sociais", disse David. "Como 40% dos assinantes de telefonia móvel se envolvem em mídias sociais, as operadoras móveis têm a oportunidade de criar tarifas baseadas nelas. Ao mesmo tempo, já que a média mundial de tráfego de rede social móvel de vídeo é de 48%, as operadoras precisam estar cientes do impacto na rede desse conteúdo e gerenciar proativamente a experiência do usuário."

Numa perspectiva regional, os assinantes do Oriente Médio e da América do Norte têm o maior consumo de vídeo em redes sociais, com o volume de dados de vídeo que constituem 59% e 62% do volume total, respectivamente . Enquanto isso, o consumo de vídeo é responsável por 39% do uso de dados móveis em redes sociais na Europa.

Com a audiência vêm os anúncios, e a pesquisa constatou que em um determinado dia, metade dos assinantes são impactados por anúncios veiculados através da rede móvel – e a mistura de tipos de anúncio está mudando rapidamente. O relatório constata que houve um aumento de 20% em anúncios de vídeo móveis desde o início de 2014, enquanto as marcas estão cada vez mais usando esse meio para passar sua mensagem, em vez de usando banners tradicionais.

No ano passado a Citrix revelou que um anúncio de vídeo foi servido para cada 20 banners transmitidos por rede móvel. Este ano, a proporção aumentou para um anúncio em vídeo para cada 16 banners. "O LTE impulsiona claramente a demanda por vídeo móvel ", disse Davis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui