BrLab anuncia programação aberta ao público da 12ª edição

O BrLab divulga a programação aberta ao público da sua 12ª edição, que acontece entre os dias 21 e 26 de novembro de 2022 em São Paulo. Evento anual que promove laboratórios, workshops e atividades de formação para projetos e profissionais selecionados, o BrLab também realiza todos os anos uma programação aberta ao público para discutir as práticas e o mercado da indústria audiovisual em dois eixos principais: o BrPlot, um encontro de roteiristas em parceria com a ABRA, e o Reach, para debater questões de distribuição e audiências.

O BrPlot tem foco no debate sobre os processos da escrita e roteiro audiovisual, bem como em fornecer um panorama do mercado de roteiristas no Brasil. A ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas é parceira na realização e na curadoria do BrPlot e, em 2022, ajudou a compor uma programação que cria diálogos entre a cadeia produtiva da indústria audiovisual e autores de políticas públicas, uma ação relevante num momento em que se intensificam os debates acerca de mudanças na legislação. Já o Reach apresenta, a cada ano, mesas e palestras com foco na inteligência de audiências e no compartilhamento e estudo de práticas inovadoras de distribuição e circulação de conteúdo audiovisual.

A programação acontece de 21 a 25 de novembro, dentro da programação do 12º BrLab, presencialmente em São Paulo e com transmissões ao vivo e tradução em de LIBRAS, no Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP e no Espaço Itaú de Cinema Augusta. Para participar presencialmente ou receber o link de transmissão, é preciso se inscrever

Programação 

Na segunda, dia 21, às 17h, no CPF – SESC-SP, o destaque é a mesa "Roteiristas fora da lei – A importância de ouvir os criadores na atualização legislativa", na qual parlamentares da Frente Mista do Audiovisual e relatores de projetos de lei diretamente ligadas ao ofício de autores roteiristas em tramitação no Congresso Nacional apresentam demandas e expõem como a desatualização das normas legais tem impacto direto na qualidade das obras audiovisuais do país.

Na mesma data, às 19h30, acontece a mesa de abertura oficial Reach / BrPlot / BrLab 2022, no Espaço Itaú de Cinema, com o tema "Narrativas decoloniais: histórias e audiências", com Ailton Krenak, Everlane de Moraes, Laís Bodansky e Sebastien Onomo  e mediação de Michel Carvalho. Muito se fala sobre a importância da construção de narrativas não-hegemônicas e circulação de histórias que representem diferentes perspectivas para que múltiplos imaginários possam ser constituídos e, também, para que diferentes audiências possam ser atingidas em um mercado cada vez mais nichado e segmentado. Na mesma, o debate analisa como estimular narrativas que representem diferentes visões ou revisões históricas, como vincular as narrativas com os modos de produção e o que pode estar por trás dessa demanda da indústria. 

Na terça, 22, às 17h, acontece a masterclass com Xenia Rivery, no CPF – SESC-SP, em uma parceria BrPlot e Spcine. A aula falará especificamente do Argumento, explicando o que é um argumento, como se escreve e para que serve, além das falhas mais comuns na escrita e na apresentação de argumentos. 

Na mesma data, às 19h, e no mesmo local, a roteirista Iana Paro faz uma entrevista pública com o roteirista, consultor e professor Eliseo Altunaga. Os dois irão conversar sobre o ofício de roteirista, técnicas de trabalho, ensino e script doctoring a partir da experiência de ambos como autores e docentes na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños (Cuba) e em diversas outras instituições. A mesa será em espanhol, com tradução simultânea para o português. 

Na quarta, 23, às 17h, no CPF – SESC-SP, a mesa "Talentos à vista" reúne especialistas em lidar com roteiristas debatendo sobre as melhores práticas de seleção de projetos e contratação de talentos para ajudar os interessados a não transformarem a sua rodada de negócio em uma roubada. Com Babi Libânio, Mariana Brasil e Raquel do Valle e mediação de Mariana Paiva. 

Mais tarde, às 19h, no CPF – SESC-SP, a mesma "Relacionamento aberto ou casamento? Boas práticas para o romance entre roteiristas e produtoras não virar um filme de terror". Redatores do Manual de Boas Práticas da Abra debatem a relação entre roteiristas, produtores e demais entes da cadeia de produção para garantir uma relação de trabalho saudável e justa entre as partes, peça-chave para a qualidade do produto final. Com Debora Ivanov, Fabiane Leite, Felipe Braga e Mayra Lucas e mediação de Gustavo Gontijo, da ABRA. 

Na sexta, 25, às 17h, na mesa "Fora do Eixo – Na era do home office, existe pluralidade regional de roteiristas nas produções do país?", heads de desenvolvimento e roteiristas que conseguiram furar a bolha debatem quais as melhores formas de encontrar novos talentos e como as entidades do audiovisual podem contribuir para valorizar roteiristas de várias regiões do Brasil. Com Juliana Colares (PE), Lúcia Tupiassu (PA), Nathalia Cruz (GO) e Vinicius Augusto Bozzo (CE) e mediação de Carollini Assis (BA). 

Por fim, às 19h, a mesa "Cabeça de Nêgo: experiências inovadoras de distribuição e design de audiências" integra as programações do Reach, Industry Academy e Workshop de Audiências. O filme "Cabeça de Nêgo", estreia no longa-metragem do cineasta Déo Cardoso, foi eleito melhor filme de 2021 pela Abraccine (Associação Brasileira de Crítica de Cinema) e pela APCA (Associação Paulista de Crítica de Arte) e premiado nos principais festivais e eventos do país. O filme também realizou ações de distribuição de impacto e design de audiência e foi contemplado pelo Göteborg Film Fund, na categoria Distribuição Inovadora. A mesa reunirá o diretor, a produtora, o fundo internacional e a equipe responsável pela distribuição e design de audiência para apresentar os resultados. Com Camilla Larsson, Déo Cardoso, Talita Arruda e Patrícia Baía e mediação de Marina Tarabay. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui