Dramaturgia audiovisual é tema de masterclass gratuita comandada por Luiz Bolognesi

O premiado roteirista, diretor e produtor Luiz Bolognesi, que escreveu roteiros de filmes como "Bicho de Sete Cabeças" (2001) e "Como Nossos Pais" (2017), conduzirá a masterclass "Dramaturgia audiovisual: escrevendo para as telas". O encontro online acontecerá na terça-feira, dia 8 de fevereiro, das 18h às 22h, com transmissão ao vivo e aberta  ao público no YouTube. A mediação do encontro será feita pelo dramaturgo, diretor teatral, roteirista e escritor Elísio Lopes Jr. Na masterclass, Bolognesi vai compartilhar suas experiências no papel de criar e narrar histórias para cinema, web e TV. 

Até 100 pessoas poderão se inscrever no site e garantir certificado de quatro horas, além de participar do debate na plataforma Zoom. No entanto, as pessoas interessadas que não conseguirem realizar a inscrição poderão acompanhar através da transmissão no canal da Benditas Projetos Criativos no YouTube, que terá tradução de libras. A iniciativa encerra o calendário de ações do "narrAtiVas – Programa de Formação Audiovisual da Bahia", com execução da Benditas. Ao longo dos dois últimos anos, mais de 600 pessoas participaram das atividades formativas, que totalizam cerca de 600 horas.

O paulista Luiz Bolognesi traz no currículo prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e experiências como roteirista e diretor dos filmes "A Última Floresta" (2021), que teve sua estreia mundial no Festival de Berlim, e "Ex-Pajé" (2018); a série documental "Guerras do Brasil.Doc" (2019); e a animação "Uma História de Amor e Fúria" (2013), vencedor do Festival de Cinema de Animação de Annecy, um dos mais importantes eventos do gênero no mundo . Além disso, também trabalhou nos roteiros de filmes como "O Mundo em Duas Voltas" (2006), "Chega de Saudade" (2007), "Terra Vermelha" (2008), "As Melhores Coisas do Mundo" (2010) e "Bingo – O Rei das Manhãs" (2017).

"O roteiro é a espinha dorsal das narrativas audiovisuais. A arquitetura narrativa é o ponto central para o sucesso de uma obra. Na masterclass 'Dramaturgia Audiovisual: escrevendo para as telas', vou compartilhar o que aprendi ao longo de 31 anos escrevendo roteiros de ficção e documentário para cinema e séries de streaming. Vamos focar na importância da construção de personagens redondas, com sombras e relevo. E refletir sobre linguagens e diferenças entre gêneros. Espero contribuir para o amadurecimento daqueles que desejam escrever obras audiovisuais", detalha Luiz Bolognesi por meio de nota. 

Elísio Lopes Jr. é dramaturgo, roteirista e diretor artístico. Atualmente desenvolve projetos de ficção para a TV Globo e Globoplay. Foi roteirista do programa "Espelho", apresentado por Lázaro Ramos e escreveu o filme Medida Provisória, em parceria com Lusa Silvestre, Lázaro Ramos e Aldri Anunciação. Tem mais de trinta textos teatrais encenados em todo o Brasil. Em 2021, lançou o livro "Monocontos – Histórias Para Ler e Encenar".

"narrAtiVas – Programa de Formação Audiovisual da Bahia"

O Programa "narrAtiVas" é um projeto realizado pela Benditas Projetos Criativos, em parceria com o Estação do Drama, atividade de extensão da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O projeto foi contemplado pelo Edital SAV/MINC/FSA nº 13/2018 da Linha de Formação e Qualificação Audiovisual e é financiado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, através da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui