Seis canais brasileiros foram criados em 2012; volume de conteúdo nacional dobra na TV paga

O Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), da Ancine, publicou no final de junho dois importantes estudos sobre o mercado audiovisual: o Informe de Acompanhamento de Mercado de TV Paga e o Informe de Acompanhamento de Mercado de TV Aberta.

Sobre TV por assinatura, o OCA traz uma análise da evolução do serviço no Brasil, sobretudo após a aprovação da Lei 12.485/11, a Lei do SeAC. O número de canais brasileiros de espaço qualificado (CBEQ) – canal programado por programadora brasileira, que veicule, no horário nobre, obras audiovisuais brasileiras de espaço qualificado em mais da metade de sua programação – cresceu significativamente até o final de 2012. Foram seis novos canais, sendo cinco deles programados por programadoras brasileiras independentes (CBEQI). Veja a tabela abaixo. Os canais SB são os super brasileiros – CBEQI com veiculação mínima diária de 12 horas de conteúdo audiovisual brasileiro produzido por produtora brasileira independente, três das quais em horário nobre – e os SBsR são os super brasileiros que não são controlados, controladores ou coligados a emissora de TV aberta.

Quantidade de Canais de Programação conforme Classificação publicada pela Ancine

Data de Publicação Classificação

31/08/2012

08/01/2013

CBEQ

13

19

CBEQI

7

12

SB

4

4

SBsR

3

3

Fonte: Ancine.

O estudo aponta ainda aumento substancial na quantidade de conteúdo brasileiro veiculado na TV paga. O número de horas dedicadas ao conteúdo nacional em um conjunto de 17 canais de espaço qualificado com predominância de conteúdo estrangeiro mais que dobrou em 2012, passando das 336 horas mensais, contra pouco mais 144 horas no mês de janeiro daquele ano.

Concentração

Um dado interessante do Informe de Acompanhamento de Mercado é a concentração na área de programação no Brasil. Considerando apenas os Canais de Espaço Qualificado (excluindo, portanto, canais de jornalismo, esportivos e os chamados étnicos) o maior grupo de mídia atuando no Brasil em termos de número de canais é a Time Warner (Turner e HBO), com 28 canais, seguida da Globo, com 15 canais. Na soma dos assinantes dos canais, Time Warner e Globo também lideram, nesta ordem. Este número é relevante porque as programadoras são remuneradas de acordo com o número de assinantes e por canal.

O informe de acompanhamento traz os resultados de um monitoramento das grades de programação de 20 canais selecionados.  Sendo 18 Canais de Espaço Qualificado (AXN, Cinemax, HBO, HBO Family, HBO Plus, Maxprime, Megapix, Multishow, Sony, Telecine Action, Telecine Cult, Telecine Fun, Telecine Pipoca, Telecine Premium, Telecine Touch, TNT, Universal Channel, Warner Channel), um Canal Brasileiro de Espaço Qualificado (GNT) e um Canal Super Brasileiro (Canal Brasil). Entre estes canais, o que destina mais tempo da programação a televendas e informeciais é o HBO Plus, seguido do AXN e do Universal Channel.

Ainda neste grupo de canais, o estudo aponta que o Universal Channel e o Warner Channel são os canais que mais apresentam programação estrangeira, que ocupa, respectivamente, 0,2% e 0,5% do tempo da grade. Já o Canal Brasil e o Multishow são os mais brasileiros, dedicando, respectivamente, 98,6% e 83% do tempo à programação nacional.

Os canais que mais exibiram longas metragens brasileiros em 2012 no universo estudado foram o Canal Brasil, com 762 filmes brasileiros, de um total de 789; o Telecine Pipoca, com 33 longas nacionais, de 710 exibidos; e Telecine Premium, com 31 nacionais, de 471 longas exibidos no ano.

O longas brasileiros mais repisados em 2012 foram “Tropa De Elite 2 – O Inimigo Agora É Outro”, com 69 exibições, e “Muita Calma Nessa Hora”, com 50 exibições.

O Informe de Acompanhamento de Mercado de TV Paga está disponível no OCA.

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