SescTV exibe série "Documentários", que tem como foco as literaturas portuguesa e inglesa 

Cena de “Insônia - Titus Macbeth”, de 2021 (Foto: Cassandra Mello)

Literaturas portuguesa e inglesa, por meio de obras de grandes nomes atemporais da expressão escrita nesses idiomas, como Luís de Camões (1524-1580), Ferreira Gullar (1930-2016) e William Shakespeare (1564-1616), constituem o foco da série "Documentários", que será exibida em janeiro pelo SescTV.

A primeira a ir ao ar, no sábado, dia 7, às 22h, é "8.816 Versos". Produção original de 2013, tem direção de Sofia Marques, que registrou todas as fases de um desafio proposto pelo ator António Fonseca a si mesmo: decorar e declamar integralmente os 8.816 versos de "Os Lusíadas". Para registrar este feito, durante mais de um ano Sofia acompanhou e documentou todo o processo até a apresentação integral da obra em 9 de junho de 2012, em Guimarães, ano em que a cidade-berço da nação portuguesa foi Capital Europeia da Cultura e em que se celebraram os 440 anos da primeira edição deste clássico da literatura universal.

Na semana seguinte, no dia 14, também às 22h, será exibido "Ferreira Gullar: Arqueologia do Poeta". Dirigido por Silvio Tendler, o documentário traz um novo olhar sobre a vida e a obra deste que é considerado um dos escritores mais importantes da literatura. Artista de múltiplos talentos, ele publicou poemas, crônicas, críticas, participou da reforma gráfica do "Jornal do Brasil" e foi um atento observador da política brasileira. Por meio de sua obra, o espectador pode conhecer e compreender melhor o universo de José Ribamar Ferreira (nome de batismo do autor maranhense), da infância até a sua morte, em dezembro de 2016. 

O ciclo de janeiro se encerra no dia 20, às 22h, com a exibição de "Insônia – Titus Macbeth", produção de 2021 dirigida por André Guerreiro. O espetáculo gravado funde duas tragédias de Shakespeare, "Macbeth" e "Titus Andronicus", em um encontro dramatúrgico entre cinema e teatro. Manipulando forças sobrenaturais, Lady Macbeth conduz o público por uma trama de assassinato, ambição e loucura, enquanto Titus inicia seu circo de vingança e violência desenfreadas. Neste episódio, chama a atenção o movimento das câmeras, que, ao circularem livremente entre os atores, geram no espectador a sensação de estar no palco. A trilha sonora completa a experiência, criando efeitos sonoros tridimensionais, com sons e vozes que parecem vir de todas as direções.

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